skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Intraempreendedorismo no Brasil: como executivas(os) lidam com as barreiras organizacionais para implementar suas iniciativas

Batistella, Camila

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade 2018-11-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Intraempreendedorismo no Brasil: como executivas(os) lidam com as barreiras organizacionais para implementar suas iniciativas
  • Autor: Batistella, Camila
  • Orientador: Franca, Ana Cristina Limongi
  • Assuntos: Comportamento Organizacional; Poder Social; Intraempreendedorismo; Estratégia Corporativa; Empreendedorismo Corporativo; Cultura Organizacional; Corporate Strategy; Intrapreneurship; Organizational Behavior; Organizational Culture; Corporate Entrepreneurship; Social Power
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este estudo foi realizado com o objetivo de investigar a percepção de executivos (as) sêniores quanto a possibilidade de empreender dentro de uma organização contemporânea, pontuar as barreiras percebidas por eles (as) e apresentar os caminhos percorridos afim de superar tais barreiras. A percepção de executivos (as) brasileiros (as) quanto a possibilidade de empreender dentro de uma organização nem sempre é positivamente unânime. As barreiras enfrentadas, muitas vezes, os (as) fazem perecer diante deste desafio. E como os (as) bem-aventurados (as) executivos (as) superam estas barreiras é de fato uma questão que requer maior entendimento. Outros fatores que merecem luz são como o poder político e a diferenciação de gêneros dentro das organizações pode influenciar o Intraempreendedorismo. Os achados da pesquisa indicaram que: 3% dos entrevistados (as) não acreditam ser possível empreender dentro de uma organização, 17% acreditam que depende do tipo de organização e 80% acreditam ser possível. De acordo com os dados pesquisados, conclui-se que empreender numa organização depende de uma combinação entre o mindset empreendedor das pessoas, um ambiente favorável que estimule as pessoas a trazerem suas ideias para mesa, uma cultura organizacional que permita a experimentação (tolerância a erros) e que as iniciativas estejam alinhadas a estratégia corporativa. A pesquisa baseou-se no depoimento de 35 executivos (as) brasileiros (as) que tiveram destaque dentro de organizações de grande porte. Como estratégia de pesquisa foi adotada a pesquisa narrativa e para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas individuais. A interpretação dos dados se deu por meio da análise de conteúdo categorial (Bardin, 1977). É fato que o empreendedorismo está na pauta das empresas e aquelas que não vencerem os obstáculos no desafio de criar um ambiente que estimule a inovação, e não conseguir reter e atrair os profissionais adequados a essa expectativa, poderão ser insustentáveis a longo prazo e até ter sua sobrevivência ameaçada.
  • DOI: 10.11606/D.12.2019.tde-23012019-102008
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
  • Data de criação/publicação: 2018-11-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.