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Um Tratamento Fenomenológico-Numérico do Problema da Turbulência Aerodinâmica Incompressível a Altos Números de Reynolds

Cassettari Junior, Ailton Pedro

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Física 1997-11-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Um Tratamento Fenomenológico-Numérico do Problema da Turbulência Aerodinâmica Incompressível a Altos Números de Reynolds
  • Autor: Cassettari Junior, Ailton Pedro
  • Orientador: Cattani, Mauro Sergio Dorsa
  • Assuntos: Mecânica Dos Fluídos; Fluids Mechanics
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Partindo do Método dos Painéis e do Método dos Vórtices, bem conhecidos em Aerodinâmica, desenvolvemos um método para cálculo da distribuição de pressão real sobre a superfície externa de corpos arbitrários, imersos num fluxo estável, levemente viscoso. A abordagem utilizada é predominantemente fenomenológica, e a linha de raciocínio seguida é particularmente direta: ênfase é dada ao entendimento da turbulência - seus mecanismos, origem, espectros, estruturas organizadas e sua aplicação a situações práticas. Como primeira aproximação, foi usado o bem conhecido Método de Painéis de Primeira-Ordem para calcular os campos de pressão e velocidade (sem a separação de camada-limite). Em seguida, as pressões reais (após a separação da camada-limite) foram estimadas através do acoplamento entre o Método de Painéis (que fornece valores iniciais) e o Método dos Vórtices (Chorin, Leonard), usando, para o cálculo da escala dissipativa, as hipóteses de Heisenberg da transferência espectral de energia. Os obstáculos têm formas de automóveis. A fim de simplificar o trabalho numérico, somente foi analisada a secção média longitudinal de corpos simétricos, na qual o fluxo local pode ser considerado quase-bi-dimensional. Todavia, não há, nesse procedimento, nenhuma falta de generalidade. Alguns aspectos importantes da aerodinâmica do automóvel, (tais como forças aerodinâmicas, coeficientes de pressão e de arrasto, etc.), bem como da teoria da turbulência homogênea e isotrópica, também foram estudados. Nossas previsões teóricas estão em bom acordo com os resultados experimentais. Isto mostra a plausibilidade e efetividade de nosso método computacional
  • DOI: 10.11606/T.43.1997.tde-28022014-101132
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Física
  • Data de criação/publicação: 1997-11-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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