skip to main content

WIEDERAUFBAU NO BRASIL: RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA DE ULM E O PROJETO PEDAGÓGICO DO MAM CARIOCA

Sant'Anna, Sabrina Parracho

Sociologia & Antropologia, 2012-06, Vol.2 (3), p.183-201

Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciencias Sociais

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    WIEDERAUFBAU NO BRASIL: RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA DE ULM E O PROJETO PEDAGÓGICO DO MAM CARIOCA
  • Autor: Sant'Anna, Sabrina Parracho
  • Assuntos: ANTHROPOLOGY ; Escola de Ulm ; Modernidade ; Modernization ; Modernização brasileira ; Museu de Arte Moderna ; Museums ; Rio de Janeiro ; Social history ; SOCIAL SCIENCES, INTERDISCIPLINARY ; SOCIOLOGY
  • É parte de: Sociologia & Antropologia, 2012-06, Vol.2 (3), p.183-201
  • Descrição: Resumo: Ao procurar entender a fundação do Museu de Arte em face do processo de modernização brasileira de meados do século XX, a busca de referências estrangeiras na concepção do museu tem sido caminho obrigatório para as investigações sobre a instituição. As constantes referências à escola de Ulm e à inspiração que poderia ter proporcionado a seu caráter didático conduzem a uma possível comparação que procuro estabelecer neste artigo. A Escola de Ulm aparece como importante referência para o modo como o MAM carioca construiu seu modelo pedagógico, constituindo, quem sabe, a base das especificidades que marcaram a relação do museu com seu público. Abstract: In seeking to understand the foundation of the Museum of Art in the context of the Brazilian modernization process in the mid-twentieth century, the pursuit of foreign references in forging the museum has been the obligatory path to the investigations of the institution. The constant references to the Ulm Hochschule für Gestaltung and the inspiration that could have provided the didactic character of the institution can lead to the comparison that I seek to establish in this article. The Hochschule für Gestaltung is seen here as an important reference for the MAM Rio and the pedagogical model established in the first decade of the museum, possibly providing the ground for the specificities that characterized the relationship between the museum and its audience.
  • Editor: Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciencias Sociais
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.