skip to main content

Nova interface pedagógica: linguística  de corpus + multiletramentos na formação do professor de lingua inglesa

Kindermann, Cristina Arcuri Eluf

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2011-01-31

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Nova interface pedagógica: linguística  de corpus + multiletramentos na formação do professor de lingua inglesa
  • Autor: Kindermann, Cristina Arcuri Eluf
  • Orientador: Tagnin, Stella Esther Ortweiler
  • Assuntos: Formação Do Professor De Língua Inglesa; Interface Pedagógica; Linguística De Corpus; Multiletramentos; Práxis; Corpus Linguistics; Praxis; Pedagogical Interface; Multiliteracies; Training Of English Teachers
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese constitui-se de pesquisa que relata a construção de uma nova Interface Pedagógica e evidencia sua aplicação como alternativa na produção e construção do conhecimento na formação do professor de Língua Inglesa. A interface é desenvolvida a partir da interseção da Linguística de Corpus e dos Multiletramentos. Sua práxis, primeiramente, ocorre em sala de aula, na graduação do curso de Letras e a interface compreende disciplinas que não estão incluídas na grade curricular. Sua utilização visa proporcionar promoção de autonomia, desenvolvimento da independência e acesso à capacitação ao aprendiz no processo ensino-aprendizagem. As práticas relacionadas ao uso da interface foram viabilizadas pelo momento contemporâneo, da globalização, e pela inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação as TICs tanto na sociedade quanto na educação formal. As observações foram feitas a partir das atividades desenvolvidas em quatro projetos elaborados para aplicação da interface. Estes comportam dois instantes de ensino-aprendizagem. Um deles ocorre na formação dos futuros professores de Língua Inglesa na graduação de Letras, por meio da prática efetuada pelo professor em sala de aula, com a compilação de um Corpus de Aprendizes e a construção de textos multimodais. O outro instante acontece quando o aluno graduando aplica suas próprias práticas. Esta etapa envolve os demais projetos: Projeto Helpers universidade particular, Projeto Helpers universidade pública e o Projeto EMEF desenvolvido em escola da rede municipal.
  • DOI: 10.11606/T.8.2011.tde-26052011-134021
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2011-01-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.