skip to main content

Relatório de análise estatística sobre o projeto "avaliação dos parâmetros hemostáticos de cães submetidos a procedimentos cirúrgicos no HOVET - USP"

Lucia Pereira Barroso Thiago Ferreira Costa

São Paulo IME-USP 2011

Localização: IME - Inst. Matemática e Estatística    (IME-RAE-CEA B277r 2011 v.25 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Relatório de análise estatística sobre o projeto "avaliação dos parâmetros hemostáticos de cães submetidos a procedimentos cirúrgicos no HOVET - USP"
  • Autor: Lucia Pereira Barroso
  • Thiago Ferreira Costa
  • Assuntos: ESTATÍSTICA APLICADA
  • Notas: Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/da4bbdbe-81e9-420f-bbc9-1055892affea/2261192.pdf. Acesso em: 04 jul. 2023
  • Notas Locais: RAE-CEA-11P25
  • Descrição: Em todo processo cirúrgico é necessário muito planejamento, desde o início quando se decide fazer a cirurgia até o final de todo o processo. Em alguns casos as transfusões sanguíneas são algo necessário, e nesta hora há que se recorrer aos bancos de sangue. Conhecer o estado do paciente antes da cirurgia pode auxiliar os bancos de sangue na programação de possíveis transfusões. O tempo de tromboplastina parcialmente ativada (TTPa) e tempo de protrombina (PT) são alguns dos testes realizados de medida preventiva e servem para averiguar a capacidade de coagulação sanguínea. Tais testes também são indicados para pacientes em estágio préoperatório, para garantir que não ocorram surpresas ao longo da cirurgia. Porém, os valores que são considerados aceitáveis para animais ainda são desconhecidos, por isso a necessidade de se construir valores de referência para estas variáveis. Outra variável indicativa do processo de coagulação é a pressão coloidosmótica. Assim, neste trabalho foram ajustados modelos para estas três variáveis. Para se realizar o estudo foram coletadas amostras sanguíneas de 122 cães, os quais foram classificados em 4 grupos: cães saudáveis, cães com risco cirúrgico leve, moderado e elevado, todos avaliados e classificados no momento pré-operatório. Destes animais foram coletadas algumas informações como temperatura, pressão coloidosmótica (PCO), total de líquido que o animal recebeu ao longo do processo operatório, além dos tempos de coagulação sanguínea (TTPa e TP). Segundo a literatura técnica (ver Rizzati e Franco, 2001), os testes TP e TTPa apresentam correlação entre si e são correlacionados negativamente com a pressão coloidosmótica (PCO). Essas correlações foram moderadas na amostra considerada. As variáveis TTPa, TP apresentaram médias maiores no estágio pós-operatório, do que no momento
    pré-operatório. Em contrapartida, as variáveis PCO e temperatura apresentaram queda do momento pré-operatório para o momento pós-operatório, em todas as classes de risco.
  • Editor: São Paulo IME-USP
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: 37 P.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.