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Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação

Andere, Maira Assaf

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto 2007-06-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Aspectos da formação do professor de ensino superior de ciências contábeis: uma análise dos programas de pós-graduação
  • Autor: Andere, Maira Assaf
  • Orientador: Araujo, Adriana Maria Procopio de
  • Assuntos: Ensino De Contabilidade; Ensino Superior; Formação Do Professor; Accounting Education; Higher Education; Teacher Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Essa pesquisa analisou a formação do professor de contabilidade sob a ótica do modelo de formação de Vasconcelos (2000) que divide o processo de formação em quatro áreas: (i) prática; (ii) técnico-científica; (iii) pedagógica e (iv) social e política. Para isso, examinaram-se as percepções dos coordenadores dos programas de pós-graduação (Stricto Sensu) na área contábil e de mestres, mestrandos, doutores e doutorandos em Contabilidade, denominados nessa pesquisa de discentes. Para coletar as percepções do público-alvo utilizou-se questionário on-line, obtendo uma amostra composta por 208 discentes e 12 coordenadores, representantes dos programas de pós-graduação da FUCAPE, FURB, PUC/SP, UFC, UFPR, UFRJ, UFSC, UNB, UFPB, UFPE, UFRN, FECAP, UNISINOS, USP/RP e USP. Os resultados foram identificados pela utilização das análises descritiva e de agrupamento. Foi constatado que os programas de pós-graduação Stricto Sensu em Contabilidade estão direcionados, em primeiro lugar, para a formação de pesquisadores com conhecimentos teóricos e específicos da área contábil, voltados para a pesquisa científica. Em segundo lugar, estão direcionados para a formação pedagógica, incentivando a docência e o desenvolvimento de habilidades didático-pedagógicas. Em terceiro lugar, segundo a opinião dos discentes, os programas têm o objetivo de incentivar a formação prática, ou seja, com o direcionamento para a aplicação prática da teoria. E por último, os programas abordam com mais ênfase à formação social e política, com o desenvolvimento de conhecimentos sobre política, economia, filosofia e ciências sociais. Contudo, segundo a opinião dos coordenadores, a ordem de importância das últimas áreas de formação está invertida, ficando em terceiro lugar a formação social e política e em quarto a formação prática.
  • DOI: 10.11606/D.96.2007.tde-23072007-080103
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2007-06-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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