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Tempo e drama do presente absoluto à simultaneidade de temporalidades

Rodrigo Alves do Nascimento Bruno Gomide

Aletria: Revista de Estudos de Literatura Belo Horizonte v. 29, n. 1, p. 73-89, 2019

Belo Horizonte 2019

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (Disponível apenas online )(Acessar)

  • Título:
    Tempo e drama do presente absoluto à simultaneidade de temporalidades
  • Autor: Rodrigo Alves do Nascimento
  • Bruno Gomide
  • Assuntos: Tchékhov, Anton Pavlovitch As três irmãs 1860-1904; DRAMATURGIA
  • É parte de: Aletria: Revista de Estudos de Literatura Belo Horizonte v. 29, n. 1, p. 73-89, 2019
  • Notas: Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/aletria/issue/view/1034. Acesso em: 20 julho 2022
  • Descrição: Na virada do século XIX para o século XX emergiu um tipo de dramaturgia na qual a experiência temporal dos personagens passava a ser elemento temático decisivo. Do mesmo modo, o próprio tempo se tornava um problema formal, visível e produtivo. Tal processo é patente nas peças de Ibsen, Maeterlinck e Strindberg, que romperam com a tradição neoclássica, então pautada por uma temporalidade discreta, quase invisível, em que o drama e a própria representação cênica se fechavam à experiência de um presente absoluto. Dentro desse impulso de renovação, as peças de Tchékhov – em especial As Três Irmãs – tiveram papel crucial. Como veremos, elas acomodaram na tessitura dramática uma simultaneidade de temporalidades, levaram o realismo ao seu limite e desestabilizaram a própria relação entre o tempo do texto e o tempo da cena.
  • Editor: Belo Horizonte
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: p. 73-89.
  • Idioma: Português

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