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Experiências emocionais de estudantes de graduação como motivação para se tornarem professores de Física

Cruz, Frederico Firmo de Souza ; Custódio, José Francisco ; Pietrocola, Mauricio

Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 2013-04, Vol.30 (1), p.25-57 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

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Citações Citado por
  • Título:
    Experiências emocionais de estudantes de graduação como motivação para se tornarem professores de Física
  • Autor: Cruz, Frederico Firmo de Souza ; Custódio, José Francisco ; Pietrocola, Mauricio
  • Assuntos: Atitudes ; Atribuição ; Attitudes ; Attribution ; Ciências humanas ; Emotional experiences ; Ensino de Física ; Experiências emocionais ; Fisica ; Interesse ; Interest ; Physics teacher ; Physics Teaching ; Professor de Física
  • É parte de: Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 2013-04, Vol.30 (1), p.25-57
  • Descrição: Recently, in the Science Education community, it has been a growing collective concern about the influence of affective aspects on the intellectual activity of individuals, particularly, in learning and making decision. In this study, we investigate the influence of the affective dimension in the decision to pursue the Physics teacher carrier by undergraduates of Santa Catarina State University and São Paulo University. The research was guided by the following questions: (1) What influence the affective dimension has in the decision to pursue a career as Physics teacher? (2) What are the key emotional experiences that motivate the choice of career as Physics teacher? (3) What events drive these emotional experiences? Those issues were investigated through a questionnaire applied to 68 undergraduates in Physics. Our results showed that positive emotional experiences and the interest of undergraduates formed an important part of their motivations to become physics teachers. We use Silvia’s model attribution-expectative to explain how such momentary experiences contributed to develop a lasting interest on the subjects studied. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n1p25Há, recentemente, na Educação Científica um crescimento da consciência coletiva sobre a influência dos aspectos afetivos na atividade intelectual dos indivíduos, em particular, na aprendizagem e na tomada de decisões. Neste trabalho, investigamos a influência da dimensão afetiva na decisão de seguir a carreira de professor de Física em acadêmicos da Universidade do Estado de Santa Catarina e da Universidade de São Paulo. A pesquisa foi orientada pelas seguintes questões: (1) Qual a influência da dimensão afetiva na decisão de seguir a carreira de professor de Física? (2) Quais são as principais experiências emocionais que motivam a escolha da carreira de professor de Física?(3) Quais eventos originam essas experiências emocionais? Foram investigados, por intermédio de um questionário, 68 licenciandos em Física. Nossos resultados evidenciaram que as experiências emocionais positivas e do interesse dos acadêmicos pesquisados formaram parte importante de suas motivações para se tornarem professores de Física. Utilizamos o modelo atribuição-expectativa de Silvia (2006) para explicar como tais experiências momentâneas contribuíram para formação de interesses duradouros nos sujeitos pesquisados.
  • Editor: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Idioma: Português;Espanhol

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