skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Alocação de Recursos em Nuvens Veiculares baseada em Teoria dos Jogos
Ribeiro Junior, Aguimar
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação 2023-12-15
Acesso online
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Alocação de Recursos em Nuvens Veiculares baseada em Teoria dos Jogos
Autor:
Ribeiro Junior, Aguimar
Orientador:
Meneguette, Rodolfo Ipolito
Assuntos:
Alocação De Recursos
;
Vanet
;
Teoria Dos Jogos
;
Shapley Values
;
Nuvens Veiculares
;
Resource Allocation
;
Game Theory
;
Vehicular Clouds
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
A alocação de recursos em tempo real tornou-se uma tarefa cada vez mais complexa nas redes veiculares, à medida que precisam atender a diversas solicitações de serviços. Essa complexidade, muitas vezes associada a ambientes com recursos limitados, tem sua origem principalmente no contínuo crescimento do número de veículos conectados às redes, como a Internet. Além disso, o surgimento de aplicações com restrições de tempo para sua execução contribui para tornar essas redes mais desafiadoras. Essas aplicações estão se tornando progressivamente complexas e requerem recursos computacionais adicionais. Neste estudo apresenta-se uma abordagem para resolver o problema de alocação de recursos em redes veiculares. A abordagem fundamentada em Teoria dos Jogos emprega um jogo de coalizão que visa maximizar e equilibrar a utilização de recursos entre as várias nuvens veiculares (VC). A solução heurística proposta adota o uso de Shapley Values para estabelecer as sequências de tarefas e VCs a serem seguidas durante o processo de alocação. Mais especificamente, modelouse o problema como um Jogo de Mercado especialmente desenhado para resolver o problema de alocação de recursos em nuvens veiculares dinâmicas. Por fim, uma análise comparativa foi realizada entre o desempenho da solução proposta e outras soluções relevantes encontradas na literatura. Essa análise foi conduzida em cenários com diferentes restrições, como diferentes taxas de serviços, alcance de comunicação e quantidade de recursos oferecidos por cada veículo. Essa abordagem permitiu avaliar a eficácia e a adaptabilidade da solução diante de uma variedade de condições.
DOI:
10.11606/D.55.2023.tde-01032024-143513
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
Data de criação/publicação:
2023-12-15
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Teses e Dissertações USP
Acesso ao doi
E-mail do autor
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript