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Alocação de Recursos em Nuvens Veiculares baseada em Teoria dos Jogos

Ribeiro Junior, Aguimar

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação 2023-12-15

Acesso online

  • Título:
    Alocação de Recursos em Nuvens Veiculares baseada em Teoria dos Jogos
  • Autor: Ribeiro Junior, Aguimar
  • Orientador: Meneguette, Rodolfo Ipolito
  • Assuntos: Alocação De Recursos; Vanet; Teoria Dos Jogos; Shapley Values; Nuvens Veiculares; Resource Allocation; Game Theory; Vehicular Clouds
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A alocação de recursos em tempo real tornou-se uma tarefa cada vez mais complexa nas redes veiculares, à medida que precisam atender a diversas solicitações de serviços. Essa complexidade, muitas vezes associada a ambientes com recursos limitados, tem sua origem principalmente no contínuo crescimento do número de veículos conectados às redes, como a Internet. Além disso, o surgimento de aplicações com restrições de tempo para sua execução contribui para tornar essas redes mais desafiadoras. Essas aplicações estão se tornando progressivamente complexas e requerem recursos computacionais adicionais. Neste estudo apresenta-se uma abordagem para resolver o problema de alocação de recursos em redes veiculares. A abordagem fundamentada em Teoria dos Jogos emprega um jogo de coalizão que visa maximizar e equilibrar a utilização de recursos entre as várias nuvens veiculares (VC). A solução heurística proposta adota o uso de Shapley Values para estabelecer as sequências de tarefas e VCs a serem seguidas durante o processo de alocação. Mais especificamente, modelouse o problema como um Jogo de Mercado especialmente desenhado para resolver o problema de alocação de recursos em nuvens veiculares dinâmicas. Por fim, uma análise comparativa foi realizada entre o desempenho da solução proposta e outras soluções relevantes encontradas na literatura. Essa análise foi conduzida em cenários com diferentes restrições, como diferentes taxas de serviços, alcance de comunicação e quantidade de recursos oferecidos por cada veículo. Essa abordagem permitiu avaliar a eficácia e a adaptabilidade da solução diante de uma variedade de condições.
  • DOI: 10.11606/D.55.2023.tde-01032024-143513
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
  • Data de criação/publicação: 2023-12-15
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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