skip to main content

Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção

Stuchi, Adriano Marcus

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2002-03-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise de uma exposição científica e proposta de intervenção
  • Autor: Stuchi, Adriano Marcus
  • Orientador: Ferreira, Norberto Cardoso
  • Assuntos: Ensino E Aprendizagem; Exposições Museológicas; Física (Estudo E Ensino); Monitoria Em Museus; Termodinâmica (Exposições); Teaching And Learning; Physics (Study And Teaching); Museological Exhibitions; Monitoring In Museums; Thermodynamics (Exhibitions)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A proposta desse trabalho é a de analisar e intervir numa exposição de Termodinâmica da Estação Ciência. Recorremos à investigação da linguagem dos monitores da Estação Ciência na explicação dos experimentos para ajudar no aperfeiçoamento da exposição. Utilizamos e analisamos alguns instrumentos de avaliação do processo ensino aprendizagem em Museus e Centros de Ciência fundamentados em Vygotsky e em cálculos estatísticos. Os resultados dessa pesquisa levam à consideração de três aspectos fundamentais: A importância dos monitores numa exposição científica e seu contínuo treinamento; A necessidade de aprimoramento da exposição num processo de avaliação que busque melhores resultados de aprendizagem. Visitas escolares programadas aos Museus e Centros de Ciência poder ser um fator muito importante para aumentar o interesse de alunos pelas exposições e para tornar mais significativa a aprendizagem nesses ambientes
  • DOI: 10.11606/D.81.2002.tde-20072021-162601
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2002-03-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.