skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Salas ambiente como estratégia de ensino-aprendizagem

Almeida, Nedir Fernandes De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2016-12-19

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Salas ambiente como estratégia de ensino-aprendizagem
  • Autor: Almeida, Nedir Fernandes De
  • Orientador: Alves, Gloria da Anunciação
  • Assuntos: Ensino Aprendizagem; Salas Fixas; Salas Ambiente; Ocupações Escolares; Espaço Escolar; Learning/Teaching; Fixed Classrooms; School Occupations; School Space; Shared Classrooms
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Verificamos atualmente no Brasil o fortalecimento de uma Educação tecnicista, impregnada com o ideário da racionalidade capitalista, que amplia e barateia a mão de obra nacional. Esse projeto de Educação foi fortalecido principalmente por meio dos acordos MEC USAID durante a ditadura militar (1964-1985). Ao mesmo tempo em que a população concebe a Educação escolar como possibilidade de escapar das agruras sociais, mais as escolas públicas se tornam mais semelhantes às prisões: grades, sirenes, muros, portões, salas como celas, longos corredores e professores como carcereiros. E isso, contraditoriamente ocorre num espaço público que é em si, a possibilidade concreta de se construir uma sociedade mais democrática. Coloca-se como urgente a adoção de novas estratégias de ensinoaprendizagem. Assim, os estudos sobre salas ambiente apresentam-se como possibilidades. Essa urgência foi revelada, em 2015, nas ocupações das escolas públicas. Nelas, a apropriação dos espaços escolares fez com que estudantes acreditassem que a realidade escolar podia ser mudada se agissem e se eles se reconhecessem como parte integrante e ativa nas decisões escolares. Salas ambiente são entendidas como formas de estruturação física das escolas, em que os professores ficam fixos em determinadas salas de aula e os alunos são os que se movimentam para seus estudos entre uma disciplina escolar e outra. Salas ambiente aliviam o corpo e a mente num ambiente de confinamento; podem contribuir para a diminuição da violência e da evasão escolar além de colocarem as ações pedagógicas em primeiro plano. A análise do lugar Escola, a sua observação e descrição, a comparação entre sala ambiente e sala fixa, e finalmente a análise combinada de tudo isso produziu essa Tese. Ela se projeta no campo do conhecimento, com essas ferramentas essencialmente geográficas, como uma forma de contribuição para as pedagogias escolares.
  • DOI: 10.11606/T.8.2017.tde-05042017-092127
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2016-12-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.