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Acidentalidade no transporte coletivo da cidade de São Carlos

Guerreiro, Thais De Cássia Martinelli

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2008-07-22

Acesso online

  • Título:
    Acidentalidade no transporte coletivo da cidade de São Carlos
  • Autor: Guerreiro, Thais De Cássia Martinelli
  • Orientador: Ferraz, Antonio Clóvis Pinto
  • Assuntos: Acidente De Trânsito; Sistema De Informações Geográficas - Sig; Segurança Viária; Transporte Coletivo; Ações Mitigadoras; Public Transportation; Mitigation Actions; Geographic Information System (Gis ); Traffic Accident; Road Safety
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Neste trabalho é apresentado o resultado de estudo sobre a acidentalidade no transporte coletivo da cidade de São Carlos - Brasil, utilizando como fontes de informações os registros contidos em boletins de ocorrência de acidentes da polícia militar e em relatórios de ocorrências, elaborados pela empresa operadora do transporte coletivo, ambos relativos aos anos de 2005 e 2006. O método utilizado compreende as seguintes etapas: i) Coleta dos dados; ii) Processamento e sistematização dos dados; iii) Caracterização dos acidentes; iv) Análise das informações e preparação de diagnóstico; e, v) Elaboração de ações mitigadoras. O processamento e a sistematização dos dados foram realizados utilizando o Banco de Dados de Acidentes de Trânsito (BDAT) da cidade de São Carlos, ao passo que a caracterização foi realizada com foco na gravidade, tipologia, distribuição temporal e espacial dos acidentes. De forma a identificar os pontos, interseções, trechos e regiões críticas de ocorrência de acidentes de trânsito, utilizou-se um sistema de informação geográfica - SIG, aplicado à área de transportes. Como principais resultados obtiveram-se: i) maior ocorrência de acidentes que resultaram em danos materiais e de acidente do tipo colisão transversal; ii) acidentes que resultaram em vítimas não fatais ocorreram em maior número às sextas-feiras e os que resultaram em vítimas fatais aos finais de semana; iii) os acidentes encontraram-se espalhados por toda a cidade, com maior concentração no eixo norte-sul e próximo a pólos de serviços de saúde, dentre outros. As ações mitigadoras propostas foram de caráter geral, como por exemplo, melhoria da sinalização, realização de campanhas educativas, dentre outros; e de caráter específico, direcionada para o cruzamento que apresentou o maior número de acidente no período em estudo.
  • DOI: 10.11606/D.18.2008.tde-29092008-232017
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2008-07-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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