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Acessibilidade relativa dos espaços urbanos para pedestres com restrições de mobilidade

Aguiar, Fabíola De Oliveira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2010-03-12

Acesso online

  • Título:
    Acessibilidade relativa dos espaços urbanos para pedestres com restrições de mobilidade
  • Autor: Aguiar, Fabíola De Oliveira
  • Orientador: Silva, Antônio Nélson Rodrigues da
  • Assuntos: Pessoas Com Restrições De Mobilidade; Acessibilidade; Mobilidade; Pessoas Com Deficiência; Pedestres; People With Mobility Constraints; Pedestrians With Disabilities; Pedestrians; Mobility; Accessibility
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O presente trabalho trata da acessibilidade relativa dos espaços urbanos para pedestres com restrições de mobilidade. Reconhecendo-se que estes espaços são deficientes no aspecto da mobilidade potencial dos pedestres e que a situação é agravada dependendo das características de locomoção desses indivíduos, a hipótese do trabalho considera que estas deficiências podem ser amenizadas se for possível mensurar os seus efeitos para os grupos de pedestres com alguma dificuldade de locomoção. Para tanto, o objetivo desta pesquisa foi propor um modelo de avaliação capaz de mapear a acessibilidade relativa dos caminhos de pedestres, considerando-se as condições de mobilidade potencial de grupos de indivíduos selecionados. O estudo foi voltado para pessoas com deficiência física (cadeirantes), com deficiência visual (cegos) e com restrição de mobilidade (idosos), usando como referência as pessoas sem restrições de mobilidade. O modelo foi proposto com base na aplicação do método de avaliação multicritério que teve como complementação um estudo que resultou na proposição de níveis de acessibilidade relativa. Este modelo foi desenvolvido em ambiente SIG de forma a proporcionar a visualização das relações entre os ambientes urbanos de acordo com as condições de mobilidade para cada grupo de usuários selecionados. O modelo foi aplicado em dois campi universitários, um no Brasil e outro em Portugal, e validado com a adoção de dois métodos que verificaram sua aplicabilidade. Os resultados indicaram que o modelo é adequado e promissor, pois possibilita obter indicadores ou índices de acessibilidade relativa para a caracterização das condições de mobilidade potencial de pedestres.
  • DOI: 10.11606/T.18.2010.tde-21042010-193924
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2010-03-12
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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