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A arquitetura da Companhia Paulista de Estradas de Ferro: tipologia de remanescentes do seu tronco oeste

Silva, Ana Lucia Arantes Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2014-05-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A arquitetura da Companhia Paulista de Estradas de Ferro: tipologia de remanescentes do seu tronco oeste
  • Autor: Silva, Ana Lucia Arantes Da
  • Orientador: Lefevre, José Eduardo de Assis
  • Assuntos: Arquitetura Ferroviária; Oeste Paulista; Patrimônio; Preservação; Tipologia; Tipology; Railway Architecture; Preservation; Heritage; West Of São Paulo
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O patrimônio industrial ferroviário de São Paulo, que está entre os mais ricos e significativos do Brasil, hoje está, em grande parte, legado ao abandono. Apesar da sua importância econômica, social e cultural para a formação do Estado, não tem recebido reconhecimento e apoio oficial suficientes para sua preservação, apenas começando a merecer estudos mais aprofundados. No entanto, as edificações que fazem parte do sistema ferroviário introduziram inovações na construção, materiais e técnicas, nos programas e nas tipologias arquitetônicas. O desenvolvimento e a riqueza paulista, a partir do século XIX, são tributários das ferrovias em todos os aspectos, inclusive o tecnológico e o cultural, o que justifica todos os estudos e pesquisas aprofundados que possam colaborar com a sua preservação. Este trabalho pretende contribuir para a preservação do patrimônio ferroviário paulista através da pesquisa documental, inventário, levantamento, registro e análise dos edifícios destinados às estações de passageiros, identificando sua tipologia, a luz de suas características formais e funcionais - implantação, programa, composição formal, organização espacial, materiais e técnicas construtivas, bem como discutiu-se o estado atual destas edificações e o processo de incompreensão, esquecimento e marginalização pelo qual têm passado. A pesquisa foi direcionada a parte do Tronco Oeste da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, que conta com a infraestrutura dos antigos ramais de Agudos, Bauru e Jaú. Adotou-se como estudo de casos os Municípios de Brotas, Torrinha, Dois Córregos, Jaú e Pederneiras, levantando os remanescentes que compõe seu complexo ferroviário, mas debruçando-se principalmente sobre suas estações, edificadas nas primeiras décadas do século XX, de modo a investigar suas características e composição.
  • DOI: 10.11606/D.16.2014.tde-24072014-102516
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2014-05-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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