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Pequeninas, pobres e miseráveis no serviço à pátria a condição de meninas órfãs e vulneráveis na São Paulo pós-abolição

Lígya Esteves Sant'Anna de Souza Maria Helena Pereira Toledo Machado

2022

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-25112022-164104 )(Acessar)

  • Título:
    Pequeninas, pobres e miseráveis no serviço à pátria a condição de meninas órfãs e vulneráveis na São Paulo pós-abolição
  • Autor: Lígya Esteves Sant'Anna de Souza
  • Maria Helena Pereira Toledo Machado
  • Assuntos: EDUCAÇÃO; ESCRAVIDÃO; GÊNEROS (GRUPOS SOCIAIS); INFÂNCIA; TRABALHO; Pós-Abolição
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Visando identificar e compreender os papéis sociais ocupados por mulheres pobres no cenário social do período pós-abolição, este trabalho se propõe apresentar e discutir a experiência de meninas órfãs e socialmente vulneráveis abrigadas por instituições asilares-educativas na cidade de São Paulo durante a última década do século XIX e primeiras décadas do século XX. Tem como foco investigar possíveis reminiscências da tradição escravista na formação profissional e escolar destas jovens, tendo em vista o peso que a cor de suas peles exerceu sobre a orientação de sua educação. Interessa também identificar os dispositivos de controle social e aprimoramento moral elaborados pela elite da época e executados no campo educacional, visando assegurar a formação de trabalhadoras que atendessem requisitos específicos de "honra" e "civilidade". Duas instituições foram selecionadas para compor o recorte deste estudo: Asilo de Meninas Órfãs Desamparadas Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga, inaugurado em 1896, e o Educandário Sagrada Família, de 1903. Apesar concebidas por uma mesma figura, o político José Vicente de Azevedo, e funcionarem a proximamente 300 metros de distância, desempenharam funções distintas. A primeira foi direcionada a meninas provenientes de famílias remediadas, e a outra destinada a receber jovens negras. A documentação analisada é majoritariamente pertencente ao âmbito administrativo e escolar das instituições, com de maior ou menor grau de formalidade
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: 86 p.
  • Idioma: Português

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