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Representações sobre os saberes e a prática do professor de língua inglesa

Nascimento, Nubia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2008-09-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Representações sobre os saberes e a prática do professor de língua inglesa
  • Autor: Nascimento, Nubia
  • Orientador: Grigoletto, Marisa
  • Assuntos: Análise Do Discurso; Escola De Línguas; Formação Do Professor; Saberes Linguísticos; Língua Inglesa; Professor; Teacher Education; Representation; Linguistic Knowledge; Language School; Discourse Analysis; Teacher Of English As A Foreing Language
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Considerando-se a prática das escolas de línguas de não exigirem a formação em Letras dos professores de língua inglesa que atuam nessas instituições, o trabalho tem como objetivo analisar as representações em torno dos saberes e habilidades desse profissional e de sua formação, bem como fazer reflexões sobre o ensino de língua estrangeira, relacionadas a essas representações. As representações são analisadas em três contextos, o da escola de línguas, o da escola de ensino fundamental e médio da rede oficial de ensino e o do curso de licenciatura em Letras. O corpus constitui-se de entrevistas com sujeitos alunos e professores nesses três contextos, além de entrevistas com sujeitos coordenadores de escola de línguas. A pesquisa sustenta-se por pressupostos teóricos da Análise do Discurso, para a qual a língua não é transparente, e o sujeito e o sentido se constituem mutuamente. Os resultados revelam que as representações sobre os saberes do professor constroem, entre outros, sentidos em torno das quatro habilidades da língua como o único tipo de saber que o professor necessita e, de forma complementar, dos cursos de Letras como lugares em que não se constroem saberes lingüísticos relevantes. A análise das representações sobre a prática, por sua vez, mostra que ela está relacionada à aula voltada para o aluno como cliente, no contexto da escola de línguas, e sentidos do fracasso no ensino da língua inglesa e do controle da sala da aula, na escola pública. Procura-se mostrar como essas representações sobre a prática articulam-se com aquelas sobre os saberes e a formação.
  • DOI: 10.11606/D.8.2008.tde-20012009-160329
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2008-09-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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