skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Ligação ciência-tecnologia e a física na engenharia

Fernandes, Paula Maria Neves Rodrigues

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2002-09-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ligação ciência-tecnologia e a física na engenharia
  • Autor: Fernandes, Paula Maria Neves Rodrigues
  • Orientador: Hamburger, Amélia Imperio
  • Assuntos: Ciência (Estudo E Ensino); Física (Estudo E Ensino); Tecnologia (Estudo E Ensino); Physics (Study And Teaching); Science (Study And Teaching); Technology (Study And Teaching)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho teve como objetivo de estudo o ensino de Física nos cursos de engenharia, verificando a formação do corpo docente e os conteúdos curriculares da disciplina, como também uma breve análise de todas as disciplinas, suas inserções e relevâncias, avaliando a profissão e formação de engenheiros e o papel da física, como ciência básica nesse processo, relacionando a ligação do conhecimento científico e tecnológico na história. Etapas do trabalho: - Evolução histórica; - História das Instituições; - Levantamento de situações específicas em Escolas de Engenharia, incluindo o ensino de Física - questionários e entrevistas com alunos, professores e engenheiros; - Conceituação de Ciência, Técnica e Tecnologia e suas inter-relações; - Tendências Atuais. Através dessa análise é possível identificar algumas dificuldades e soluções para a melhoria do ensino de Física e, de um modo geral, da formação do engenheiro para o atual mercado de trabalho
  • DOI: 10.11606/D.81.2002.tde-23072021-141503
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2002-09-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.