skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Crianças usuárias de implante coclear desempenho acadêmico e expectativas dos pais e professores

Joseli Soares Brazorotto M. P. R Costa; Maria Cecília Bevilacqua; Encontro Internacional de Audiologia (24. 2009 Bauru)

Anais São Paulo : Academia Brasileira de Audiologia, 2009

São Paulo Academia Brasileira de Audiologia 2009

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Crianças usuárias de implante coclear desempenho acadêmico e expectativas dos pais e professores
  • Autor: Joseli Soares Brazorotto
  • M. P. R Costa; Maria Cecília Bevilacqua; Encontro Internacional de Audiologia (24. 2009 Bauru)
  • Assuntos: IMPLANTE DA CÓCLEA; CRIANÇAS; PAIS; ESCOLA REGULAR
  • É parte de: Anais São Paulo : Academia Brasileira de Audiologia, 2009
  • Notas: Disponível em: http://www.audiologiabrasil.org.br/eiabauru2009/
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: Estudos de seguimento têm se realizado, buscando avaliar quais os resultados conquistados pelas crianças usuárias de implante coclear em relação às habilidades auditivas e de linguagem oral. Contudo, quanto ao desempenho acadêmico destas crianças são escassos os trabalhos desenvolvidos, especialmente no Brasil. Objetivos: Descrever o desempenho acadêmico de crianças implantadas com idades entre 6 a 12 anos e fazer a análise de associações dos resultados do desempenho acadêmico com as seguintes variáveis independentes:idade,série,limiar de detecção de voz,tempo de uso do IC, tempo de privação sensorial, maior nível de escolaridade da família. Além destes objetivos também competiu ao estudo analisar as informações e expectativas de pais e professores a respeito do desempenho acadêmico destas crianças.Metodologia: Realizada análise de dados dos prontuários das crianças, avaliações individuais do desempenho acadêmico por meio dos instrumentos,a saber,Teste de Desempenho Escolar (TDE, Stein, 1994) e Instrumento de avaliação do repertório básico para a alfabetização (Leite,1984) bem como questionários com os pais e professores das crianças participantes. (continua) ) Resultados: O desempenho acadêmico das crianças avaliadas neste estudo esteve abaixo do esperado para a idade e série para 52% das crianças,contudo,ao considerar-se a idade auditiva (tempo de uso de implante coclear),tais crianças apresentaram desempenho médio nas avaliações;As
    associações encontradas entre as variáveis dependentes e independentes do estudo relacionaram-se especialmente à série e observou-se certa tendência de associação do desempenho acadêmico com o tempo de uso do IC para as crianças mais jovens;Dos 70 pais entrevistados, 62,5% relataram que seus filhos apresentam dificuldades escolares e demonstraram preocupação quanto a alguns aspectos da escolarização de seus filhos, em especial: aprendizagem da leitura e escrita e acompanhamento das atividades de sala de aula;Os professores das crianças usuárias de implante coclear demonstraram pouco conhecimento acerca do implante, sendo que, 53% consideraram o desempenho acadêmico de seus alunos na média e 47% abaixo da média. As expectativas gerais frente a seu aluno implantado foram positivas.Conclusão: Tais resultados indicam a necessidade de mais estudos em relação à população de crianças usuárias de implante coclear em escolas regulares, o investimento em ações para assegurar a acessibilidade à comunicação e currículo para estas crianças, bem como a capacitação contínua dos professores de modo que se tornem hábeis a avançarem na educação inclusiva de crianças com deficiência auditiva usuárias de implante coclear
  • Editor: São Paulo Academia Brasileira de Audiologia
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: p. 2502.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.