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Professores de crianças usuárias de implante coclear em escolas regulares orientações a partir de seu conhecimento e expectativas

Joseli Soares Brazorotto M. P. R Costa; Maria Cecília Bevilacqua; Encontro Internacional de Audiologia (24. 2009 Bauru)

Anais São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2009

São Paulo Academia Brasileira de Audiologia 2009

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  • Título:
    Professores de crianças usuárias de implante coclear em escolas regulares orientações a partir de seu conhecimento e expectativas
  • Autor: Joseli Soares Brazorotto
  • M. P. R Costa; Maria Cecília Bevilacqua; Encontro Internacional de Audiologia (24. 2009 Bauru)
  • Assuntos: IMPLANTE DA CÓCLEA; CRIANÇAS; ESCOLA REGULAR
  • É parte de: Anais São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia, 2009
  • Notas: Disponível em: http://www.audiologiabrasil.org.br/eiabauru2009/
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: Professores que atuam em escolas regulares carecem de informações e estratégias quanto ao manejo da criança com deficiência auditiva principalmente aquelas usuárias de implante coclear. O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e a Política Nacional de Educação Especial (PNEE) preconizam o acesso e a disponibilização de recursos didáticos, pedagógicos e de acessibilidade que possibilitem melhores condições de participação e aprendizagem para todos, incluindo a capacitação dos professores que atuam com as crianças em sala de aula. Neste contexto, os professores de crianças usuárias de implante coclear merecem destaque, dado o restrito conhecimento que ainda existe em nosso país a respeito do potencial de desenvolvimento de crianças implantadas.Objetivo: Descrever a elaboração de material escrito com orientações e sugestões direcionadas especificamente a professores de escolas regulares, em salas de aula comuns para otimizar o desenvolvimento de audição e de linguagem oral e a participação nas atividades de sala de aula pelas crianças com deficiência auditiva usuárias de implante coclear. Metodologia: Com base em um estudo piloto realizado para investigar as expectativas e o conhecimento de 06 professores a respeito de seus alunos usuários de implante coclear (Brazorotto, Costa & Bevilacqua, 2008) e da revisão da literatura pertinente, foi elaborado um material escrito com orientações direcionadas a esta população. Resultados: O material elaborado
    consta de uma cartilha com orientações sucintas e ilustradas, dividido em seções a saber: A audição e a deficiência auditiva; O Implante Coclear e demais recursos auxiliares à audição; Desenvolvimento das habilidades auditivas; Desenvolvimento de linguagem oral; Importância do professor para o desenvolvimento da audição e linguagem oral de seu aluno usuário de implante coclear; (continua) ) Comunicação e estimulação da audição e linguagem em sala de aula; Facilitadores do desempenho escolar da criança usuária de implante coclear. Conclusão: A partir das informações relatadas a respeito do conhecimento e expectativas dos professores de crianças usuárias de implante coclear foi possível elaborar um material simples a partir das principais necessidades apontadas pelos mesmos quanto aos conhecimentos dos aspectos essenciais sobre a deficiência auditiva, suas implicações e sobre as possibilidades de desenvolvimento da criança implantada na escola, contribuindo assim para a divulgação das informações que auxiliarão o professor em sua prática diária com crianças usuárias de implante coclear
  • Editor: São Paulo Academia Brasileira de Audiologia
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: p. 2327.
  • Idioma: Português

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