skip to main content

Estrategias de internacionalizacao e de inovacao como diferenciais para a expansao de uma empresa multinacional

Arantes, Edmur Caniato ; Furquim, Nelson Roberto

Internext, 2011-07, Vol.6 (2), p.116

Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Estrategias de internacionalizacao e de inovacao como diferenciais para a expansao de uma empresa multinacional
  • Autor: Arantes, Edmur Caniato ; Furquim, Nelson Roberto
  • É parte de: Internext, 2011-07, Vol.6 (2), p.116
  • Descrição: The purpose of this study is to discuss how the innovation and internationalization strategies adopted by a multinational group have impacted its corporate growth process. The historical and geographical contexts were also considered and influenced that process. The strategies used for the introduction of the firm in the Brazilian market were also approached. For carrying out the study, the starting point was a theoretical review of the growth, innovation and internationalization of firms. As far as the study empirical approach was concerned, it was considered the Geberit Group acting on the sanitary technology market, with the objective of analyzing the impact of the various strategies adopted by the firm in its expansion process. From the analysis of the firm evolution process, it was observed that the group growth happened through diversification strategies, applying the use of offensive innovation strategies. As far as growth through internationalization was concerned, it happened after consolidation in the original market, taking into account the internal organizational complexity needed to adjust the firm to the different markets. Keywords: Internationalization; Innovation; Expansion. 0 proposito deste estudo e discutir como as estrategias de inovacao e internacionalizacao adotadas por um grupo multinacional, direcionaram e impactaram o seu processo de crescimento corporativo. As contextualizacoes historicas e geograficas tambem permearam e influenciaram esse processo. Foram consideradas ainda nesse contexto, as estrategias adotadas para a inclusao da empresa no mercado brasileiro. Para a conducao do estudo, inicialmente foi contemplada uma fundamentacao teorica relativa a aspectos de crescimento, inovacao e internacionalizacao de empresas. No que tange a abordagem empirica deste estudo, foi considerada a atuacao do Grupo Geberit no mercado de tecnologia sanitaria, com o objetivo de analisar o impacto das varias estrategias adotadas pela empresa em seu processo de expansao. A partir da analise do processo de evolucao da empresa, foi observado que o crescimento da empresa se deu por meio de estrategias de diversificacao, valendo-se ainda de estrategias ofensivas de inovacao. No tocante ao crescimento por meio de internacionalizacao, isto ocorreu apos consolidacao no mercado de origem, observando-se a complexidade organizacional interna, necessaria para adequacao da empresa aos diferentes mercados. Palavras-chave: Internacionalizacao. Inovacao. Expansao.
  • Editor: Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.