skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Sharing, liking, surfing, and not studying! Cyberloafing by Accounting Sciences students; Compartilhar, curtir, navegar e não estudar! Cyberloafing de estudantes de Ciências Contábeis

Meurer, Alison Martins; Costa, Flaviano

Revista Contabilidade & Finanças; v. 33 n. 90 (2022); e1581

Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária 2022-11-08

Acesso online

  • Título:
    Sharing, liking, surfing, and not studying! Cyberloafing by Accounting Sciences students; Compartilhar, curtir, navegar e não estudar! Cyberloafing de estudantes de Ciências Contábeis
  • Autor: Meurer, Alison Martins; Costa, Flaviano
  • Assuntos: Cyberloafing; Cyberslacking; Ensino Superior; Ciências Contábeis; Teoria Do Uso Compensatório Da Internet; Cyberloafing; Higher Education; Accounting Sciences; Theory Of Compensatory Internet Use
  • É parte de: Revista Contabilidade & Finanças; v. 33 n. 90 (2022); e1581
  • Descrição: Guided by the possibility of the learning process being affected by cyberloafing behavior, this study analyzed the precedents and consequences of engagement in cyberloafing behavior by Accounting Sciences students based on personal use of the internet and technological devices in the classroom. There is little joint discussion about the precedents and consequences of this behavior, despite the diverse evidence of its importance and influence over the individuals’ different living environments. Thus, these variables represent a topic of interest to understand their effects over students. Cyberloafing behavior has been linked to academic performance, learning experiences, and the emotional state of students, and so it is pertinent to understand its precedents and consequences. The implications of the research are discussed in theoretical, practical, and social terms. The personal and conscious use of the internet and technological devices should be promoted in order to provide gains both at the individual and at the organizational level in the environment the student inhabits. Structural equation modeling was applied to 404 valid participations obtained through an online survey conducted with students from different regions of Brazil. The personal precedents, such as the need for contact with friends, exert a greater effect over cyberloafing behavior. The academic precedents, such as the quality of the materials used in the classes, also presented a significant relationship with cyberloafing behavior. The consequences related with cyberloafing consisted of arriving late to class and academic meetings, procrastinating in the execution of academic activities, and isolating oneself from friends and family. These elements show that cyberloafing is the result of the environment the individual inhabits and that it has different consequences in the student’s life.
    Direcionada pela possibilidade de o processo de aprendizagem ser afetado pelo comportamento cyberloafing, esta pesquisa analisou os precedentes e as consequências relacionados à manifestação do comportamento cyberloafing de estudantes de Ciências Contábeis a partir do uso pessoal da internet e de dispositivos tecnológicos em sala de aula. Pouco se discute sobre os precedentes e consequentes desse comportamento, de forma conjunta, apesar das diversas evidências de sua importância e influência sobre os diferentes âmbitos da vida dos indivíduos. Assim, tais variáveis apresentam-se como tema de interesse a fim de compreender seus efeitos sob os estudantes. O comportamento cyberloafing tem sido vinculado ao desempenho acadêmico, às experiências de aprendizagem e ao estado emocional dos estudantes, sendo oportuno compreender seus precedentes e consequentes. As implicações da pesquisa são discutidas em termos teóricos, práticos e sociais. Nesse sentido, o uso pessoal e consciente da internet e de dispositivos tecnológicos deve ser promovido a fim de propiciar ganhos tanto no nível individual como no nível organizacional do ambiente em que o estudante está inserido. A Modelagem de Equações Estruturais foi aplicada a 404 participações válidas obtidas por meio de survey on-line realizada junto a discentes de diferentes regiões do Brasil. Os precedentes pessoais, como a necessidade de contato com os amigos, exercem maior efeito sobre o comportamento cyberloafing. Os precedentes acadêmicos, tais como a qualidade dos materiais utilizados nas aulas, também apresentaram relação significante com o comportamento cyberloafing. As consequências relacionadas ao cyberloafing consistiram em chegar atrasado na aula e em reuniões acadêmicas, procrastinar a execução de atividades acadêmicas e isolar-se de pessoas próximas como amigos e familiares. Tais elementos mostram que o cyberloafing é resultado do ambiente em que o indivíduo está inserido e que gera diferentes consequências na vida do estudante.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/204254/187897; https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/204254/187896; https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/204254/187895
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária
  • Data de criação/publicação: 2022-11-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.