skip to main content

Influência do volume e do Fator “C” nas forças geradas durante a contração de polimerização de cimentos resinosos

R. M. Maenosono Oda D. F.; Eduardo Batista Franco; Rafael Francisco Lia Mondelli; Sérgio Kiyoshi Ishikiriama; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (27. 2010 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 24, p. 163, res. Plf109, Sept. 2010. Supplement 1

São Paulo 2010

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Influência do volume e do Fator “C” nas forças geradas durante a contração de polimerização de cimentos resinosos
  • Autor: R. M. Maenosono
  • Oda D. F.; Eduardo Batista Franco; Rafael Francisco Lia Mondelli; Sérgio Kiyoshi Ishikiriama; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (27. 2010 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: CIMENTO RESINOSO; POLIMERIZAÇÃO
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 24, p. 163, res. Plf109, Sept. 2010. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Uma das causas de insucessos nas cimentações com cimentos resinosos são as forças geradas durante a contração de polimerização (FCPs). Essas forças podem ser influenciadas pela composição do material, pelo volume e pelo fator de configuração cavitária (FATOR “C”). O presente trabalho avaliou a influência do volume e do FATOR “C” nas FCPs de cimentos resinosos de ativação químico-física (dual) – Nexus 3 (Kerr), Variolink II (Ivoclar/ Vivadent); e de ativação química – Cement Post (Ângelus) e Multilink (Ivoclar/Vivadent). No experimento os cimentos resinosos foram aplicados entre duas bases de aço retangulares (6,00mmX2,0mm), e as FCPs foram medidas através da deformação de uma célula de carga acoplada à máquina de ensaios universal Emic DL 500, permitindo assim o registro contínuo das forças. A distância entre as bases de aço foi ajustada entre os ensaios, fazendo com que o volume e o FATOR “C” variassem. Os resultados foram registrados através de curvas relacionadas [curva força (N) x tempo (s)] e foram comparados através da análise de variância a dois critérios e teste de Tukey (p<0,05). Observou-se diferença significante nas FCPs nos diferentes volumes, em todos os cimentos, sendo que o volume teve maior influência do que o fator “C” nos cimentos de ativação dual. Nos cimentos de ativação química, o volume teve maior influência para o cimento Cement Post, enquanto que para o cimento Multilink o Fator “C” teve maior influência na FCPs. Concluiu-se que o volume tem maior influência que o Fator “C” em cimentos resinosos que tenha polimerização rápida, independentemente do tipo de ativação.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 163, res. Plf109.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.