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Os movimentos circulares de Ubu Rei

Luís Fernando Viti de Freitas Vera Lúcia Gonçalves Felício

1999

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T FREITAS, L.F.V. 1999 )(Acessar)

  • Título:
    Os movimentos circulares de Ubu Rei
  • Autor: Luís Fernando Viti de Freitas
  • Vera Lúcia Gonçalves Felício
  • Assuntos: FILOSOFIA; VIOLÊNCIA (SOCIOLOGIA)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Para o trabalho que se segue, intitulado Os movimentos circulares de Ubu, faz-se a análise crítica do personagem e peça mais famosos de Alfred Jarry, respectivamente, Ubu e Ubu Rei, destacando três características fundamentais para os mesmos: a violência, o humor e o grotesco. A violência de Ubu Rei é tema do primeiro capítulo que apresentará o roteiro de Jarry e a agressividade do personagem homônimo como os princípios de uma cena de humor que se organiza mediante o choque inicial provocado pelas atitudes do meso personagem e pelos conflitos que este cria e envolve-se ora voluntariamente, ora involuntariamente. Cabe ao segundo capítulo a análise da comicidade cênica à luz do fenômeno Ubu como precursos do teatro do absurdo. Assim, este capítulo trará a ascenção, glória e ruína de Ubu Rei. O terceiro capítulo parte da idéia de que a peça de Jarry tem um roteiro de violência para a criação de uma cena de humor absurdo; da síntese entre violência e humor,Jarry cria para Ubu um universo grotesco. O universo grotesco de Ubu Rei será apresentado como composto de duas tendências: há o aspecto mais terrível, assustador e angustiante do grotesco que traz Ubu como represnentação de uma comicidade violenta e assustadora e, igualmente, uma face mais alegre, lúdica e divertida que, entretanto, não tem limites ou não mede esforços para a realização de seus caprichos
  • Data de criação/publicação: 1999
  • Formato: 178 p.
  • Idioma: Português

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