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Ethos discursivo da marca Netflix no YouTube interdiscurso e storytelling em estratégias de propagação de conteúdos
Maria Cristina Palma Mungioli Tomaz Affonso Penner; Flavia Suzue de Mesquita Ikeda
Revista GEMInIS São Carlos v. 12, n. 1, p. 189-211, jan./abr. 2021
São Carlos 2021
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Título:
Ethos discursivo da marca Netflix no YouTube interdiscurso e storytelling em estratégias de propagação de conteúdos
Autor:
Maria Cristina Palma Mungioli
Tomaz Affonso Penner
;
Flavia Suzue de Mesquita Ikeda
Assuntos:
Netflix
;
MARCAS
;
ETHOS
;
ANÁLISE DO DISCURSO
;
NARRATIVA TRANSMÍDIA
;
PROPAGANDA ONLINE
;
YouTube (recurso eletrônico)
;
Ethos Discursivo
;
Storytelling
;
Discurso De Marca
É parte de:
Revista GEMInIS São Carlos v. 12, n. 1, p. 189-211, jan./abr. 2021
Notas:
Disponível em: https://doi.org/10.53450/2179-1465.RG.2021v12i1p189-211. Acesso em: 22 jul. 2021
Descrição:
O artigo analisa um corpus formado por 23 vídeos de divulgação da Netflix Brasil no YouTube com o objetivo de estudar (1) a construção de ethos discursivo da marca por meio da sua enunciação e (2) o uso de storytelling e de estratégias discursivas para propagação de conteúdo. A análise destaca o interdiscurso como elemento-chave para o sucesso dos vídeos que utilizam estratégias discursivas ancoradas na inter-relação entre personagens de produções da Netflix e personalidades da mídia nacional. O gênero humor adotado nos vídeos constitui-se como estratégia para a construção do ethos discursivo da marca, além de atuar como elemento central para engajamento dos fãs e propagação do discurso de marca
Editor:
São Carlos
Data de criação/publicação:
2021
Formato:
p. 189-211.
Idioma:
Português
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