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Da casa à escola: contribuições para a qualificação do espaço livre público a partir dos trajetos realizados pelas crianças.

Godoy, María Fernanda Arias

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2022-12-02

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Da casa à escola: contribuições para a qualificação do espaço livre público a partir dos trajetos realizados pelas crianças.
  • Autor: Godoy, María Fernanda Arias
  • Orientador: Gonçalves, Fabio Mariz
  • Assuntos: Escuta Com Crianças; Cidade Acolhedora; Crianças E Cidade; Entornos Escolares; Espaços Livres Públicos; Public Open Spaces; Listening To Children; Child-Friendly City; Children And City; School Environments
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação analisa os trajetos realizados pelas crianças na região central da cidade de São Paulo, com o intuito de refletir sobre como as cidades podem oferecer espaços necessários e segurança para a locomoção e a interação das crianças dentro de seus bairros, para o encontro entre elas e com a comunidade em geral. O objetivo geral da pesquisa é contribuir à qualificação dos espaços livres públicos no entorno das escolas a partir da análise dos trajetos realizados pelas crianças, principalmente da casa à escola; tendo como objeto de estudo a relação das crianças com a cidade no território de Bela Vista Centro, a partir das suas mobilidades, percepções e agentes envolvidos. O desenvolvimento da pesquisa foi estruturado em três partes, compostas por cinco capítulos, que realizam contextualização teórica da criança como sujeito e sua relação com a cidade, focando na circulação, permanência e aprendizado nos espaços livres públicos; aplicam análises técnicos e métodos de escuta com crianças e suas cuidadoras(es) para o entendimento das variáveis dentro do território que se constituem no trajeto casa-escola; e identificam conflitos, tensões e potencialidades que inibem ou poderiam promover a apropriação do espaço livre público no entorno das escolas, visando sua qualificação. O percurso realizado ao longo da pesquisa propõe que a invisibilidade da ação das crianças, o medo das cuidadoras(es) na cidade e a falta de espaços para experiências inspiradoras são alguns dos conflitos e tensões que impedem a fruição da cidade pelas crianças. Ao mesmo tempo, aponta-se que reconhecer a escola como centralidade, transformar o espaço físico dos entornos escolares, assumir o projeto como processo continuando, buscar a intersetorialidade nas ações e dialogar com o encantamento das crianças podem ser algumas formas de contribuir para a qualificação dos espaços livres públicos nos entornos escolares, gerando insumos e discussões para possíveis políticas que fariam da cidade um lugar sensível a presença e ação social das crianças.
  • DOI: 10.11606/D.16.2022.tde-20072023-184019
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2022-12-02
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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