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O sítio da Independência no Ipiranga: as vicissitudes de um local histórico

CINTRA, JORGE PIMENTEL ; CINTRA, ALEXANDRE PIMENTEL

Anais do Museu Paulista, 2021, Vol.29 [Periódico revisado por pares]

Museu Paulista, Universidade de São Paulo

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Citações Citado por
  • Título:
    O sítio da Independência no Ipiranga: as vicissitudes de um local histórico
  • Autor: CINTRA, JORGE PIMENTEL ; CINTRA, ALEXANDRE PIMENTEL
  • Assuntos: A pedra fundamental do Museu do Ipiranga ; HUMANITIES, MULTIDISCIPLINARY ; Ipiranga ; Local da Independência ; Rota de D. Pedro no Parque da Independência
  • É parte de: Anais do Museu Paulista, 2021, Vol.29
  • Descrição: RESUMO Ensaio de reconstituição histórica do sítio pelo qual passou D. Pedro I no dia 7 de setembro de 1822, em que analisamos não só o caminho que ele percorreu, mas também os locais destacados, no sítio do Ipiranga, tendo em conta as diversas reformas ao longo do tempo. Realizamos uma revisão crítica das diversas tentativas de demarcar o lugar onde aconteceu a Independência do Brasil: nota-se que houve uma série de enganos ao longo do tempo e muita confusão nas explicações. Foi feito um esforço para desenvolver uma narrativa linear e esclarecer pontos obscuros ou confusos. Para isso servimo-nos da iconografia histórica: telas, fotos e mapas. Estes últimos, com a ajuda de programas de cartografia digital, puderam ser superpostos a mapas atuais para a determinação dos pontos de interesse. Ao longo do texto e ao final, são feitas considerações sobre o sentido de determinar esse local, com maior ou menor precisão. ABSTRACT This work consists of a historical reconstruction essay of the site through which D. Pedro I passed on September 7, 1822. Besides investigating the path he treaded, this essay also approaches the highlighted points on the Ipiranga site, considering the various reforms they have gone through over time. A critical review of the numerous attempts to demarcate the place where Brazil’s independence took place evinced a series of mistakes over time and considerable confusion in the explanations. In an attempt to develop a linear narrative and clarify obscure or confounding points, this study relies on historical iconography: paintings, photos, and maps - which were superimposed on current maps to determine the points of interest with the aid of digital mapping programs. Throughout the text, a series of considerations are made about the purpose and the meaning of determining this location, with a greater or lesser precision.
  • Editor: Museu Paulista, Universidade de São Paulo
  • Idioma: Português;Inglês

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