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A educação nas prisões brasileiras a responsabilidade da universidade pública

Carolina Bessa Ferreira de Oliveira Roberto da Silva

2017

Localização: FE - Faculdade de Educação    (379.61 O48e )(Acessar)

  • Título:
    A educação nas prisões brasileiras a responsabilidade da universidade pública
  • Autor: Carolina Bessa Ferreira de Oliveira
  • Roberto da Silva
  • Assuntos: PRISÕES -- EDUCAÇÃO; UNIVERSIDADE PÚBLICA; DIREITO À EDUCAÇÃO; Derecho A La Educación; Direito À Educação; Educação Em Prisões; Educación En Cárceles; Universidad Pública; Universidade Pública
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A partir dos marcos normativos para a Educação em Prisões no Brasil e do estatuto da universidade brasileira, a presente pesquisa tem por objetivo investigar a responsabilidade da universidade pública em relação à implementação da educação nas prisões brasileiras como parte integrante da política pública de educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em educação, de caráter exploratório, que parte da concepção de universidade como lócus de consecução dos objetivos do Estado e considera a indissociabilidade das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão como parte inerente de sua autonomia universitária. A título de exemplos, a pesquisa de campo visou conhecer experiências de universidades públicas argentinas e brasileiras junto ao respectivo sistema prisional. A hipótese que orienta a pesquisa é a de que há uma inflexão dos eixos Ensino e Extensão em relação à Pesquisa, que pode ser superada com a aplicação efetiva dos princípios orientadores das Diretrizes Nacionais para a Educação em Estabelecimentos Penais (BRASIL, 2010). Como resultado concreto da pesquisa, são empregados os conceitos de território, região e espaço (MILTON SANTOS, 1926 - 2001) para uma contextualização da Educação em Prisões, inspirando-se também no campo da cartografia, tendo a universidade pública como um possível polo de atendimento das respectivas unidades prisionais, especialmente as universidades públicas sediadas no estado de São Paulo. Outrossim, em sintonia com o perfil de escolarização da
    população prisional, explora-se as potencialidades do Ensino, da Pesquisa e da Extensão Universitária com vistas à superação dos graves problemas que dificultam o exercício do Direito à Educação por parte das pessoas privadas de liberdade e a garantia pelo Estado
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: 293 p.
  • Idioma: Português

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