skip to main content

Desenvolvimento, validação e confiabilidade de um instrumento rápido para a avaliação da produtividade de trabalhadores durante uma jornada de trabalho (IAPT)

Menezes, Fábio Sprada de ; Xavier, Antonio Augusto de Paula

Revista brasileira de gestão de negócios, 2018-04, Vol.20 (2), p.232-247 [Periódico revisado por pares]

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Desenvolvimento, validação e confiabilidade de um instrumento rápido para a avaliação da produtividade de trabalhadores durante uma jornada de trabalho (IAPT)
  • Autor: Menezes, Fábio Sprada de ; Xavier, Antonio Augusto de Paula
  • Assuntos: confiabilidade ; MANAGEMENT ; Productivity ; Produtividade ; Reliability ; trabalhador ; validade ; Validity ; Workers
  • É parte de: Revista brasileira de gestão de negócios, 2018-04, Vol.20 (2), p.232-247
  • Descrição: Resumo Objetivo: O objetivo deste estudo foi desenvolver, validar e testar a clareza e a confiabilidade do instrumento rápido para avaliação da produtividade de trabalhadores durante uma jornada de trabalho. Metodologia: Foi realizado um teste validação de clareza e conteúdo com juízes, utilizando Escalas de Lickert (de 0-10), validação convergente com os instrumentos Questionário de Saúde e Produtividade (HPQ) e Questionário de Saúde e Trabalho (HLQ) e medidas de confiabilidade usando o Split Half Test e o coeficiente alfa de Cronbach. Resultados: O instrumento demonstrou-se claro e pertinente pelos juízes, com valores de 9,11 ± 0,93 para pertinência e 9,23 ± 0,75 para clareza. No caso da validade convergente, o instrumento mostrou alta correlação com os instrumentos HPQ (r2 = 0,86) e HLQ (r2 = 0,82). Quanto à confiabilidade, os resultados foram no Split Half Test (r2 = 0,78) e nos coeficientes alfa de Cronbach (α = 0,91 para variáveis gerenciais e α = 0,80 para as variáveis físicas e mentais). Contribuições: O instrumento proposto mostrou conteúdo e construto adequados, além de ter resultados convergentes com outros instrumentos consagrados e confiabilidade bastante alta. O conjunto desses fatores o define como um bom instrumento para pesquisas em produtividade em empresas.
  • Editor: Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.