Contribuição para o conhecimento do pensamento de Reich desenvolvimento histórico e formulações para a educação
ABCD PBi
Contribuição para o conhecimento do pensamento de Reich desenvolvimento histórico e formulações para a educação
Autor:
Paulo Albertini
José Fernando Bitencourt Lomônaco
Assuntos:
SEXO (ASPECTOS SOCIAIS)
;
PSICOLOGIA
;
EDUCAÇÃO SEXUAL
;
PSICANÁLISE
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Realiza uma analise estrutural e historica dos escritos de wilhelm reich com o objetivo de contribuir para o conhecimento de seu pensamento teorico. Busca, tambem, articular as relacoes de reciprocidade entre o pensamento educacional e a obra como um todo. Expoe o trajeto historico do autor de 1897 a 1934, atraves de 4 periodos sequenciais. Analisa a articulacao entre pensamento educacional e a obra reichiana em 3 topicos: a) a busca do possivel dentro do impossivel, caracterizado pela presenca de teses freudianas juntamente com as emergentes concepcoes reichianas; b) educacao e auto-regulacao, onde abandona o referencial freudiano e formula uma proposta de intervencao no meio social, almejando a prevencao da neurose, tendo como concepcao estruturante a possibilidade de auto-regulacao; c) medidas educacionais-terapeuticas como tentativa de prevencao do encouracamento infantil, identificado por propostas que incluem cuidados com a gestante, pre-natal e parto e por uma concepcao que atribui o surgimento da couraca ao aparecimento da auto-percepcao humana. Faz algumas reflexoes sobre o autor, sua vida e obra e organiza uma relacao onde alguns livros sobre reich sao apresentados de forma sintetica
Data de criação/publicação:
1992
Formato:
130 p.
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
IP - Instituto de Psicologia (T RC504 A334c e.2 )