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Formação inicial de professores de química: explorando possibilidades a partir da promoção de oficinas pedagógicas em argumentação

Ferreira, Jerino Queiroz

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Química de São Carlos 2015-11-10

  • Título:
    Formação inicial de professores de química: explorando possibilidades a partir da promoção de oficinas pedagógicas em argumentação
  • Autor: Ferreira, Jerino Queiroz
  • Orientador: Queiroz, Salete Linhares
  • Assuntos: Argumentação; Formação De Professores; Química; Argument; Chemistry; Teacher Training
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Edição revisada - original em acervo restrito
  • Descrição: Durante as duas últimas décadas a discussão a respeito do papel da argumentação no ensino de ciências vem se destacando em vários países. No Brasil são ainda escassos os estudos dedicados à temática, especialmente com relação ao ensino de química. Vários pesquisadores afirmam que a sua prática pode favorecer a compreensão de conceitos científicos, o desenvolvimento do pensamento crítico e o entendimento sobre a natureza da ciência pelos alunos. No presente trabalho investigamos aspectos relacionados à elaboração e aplicação de oficinas de formação sobre a argumentação, tendo em vista o entendimento das suas contribuições na preparação e implementação, por parte dos licenciandos, de projetos de regência que fomentem a sua manifestação no ensino básico de química. Procuramos também analisar as características de argumentos produzidos pelos licenciandos na busca de explicações para a ocorrência de um fenômeno natural e identificar se valorizam a argumentação na prática pedagógica. Lançamos mão do Modelo de Argumentação de Sampson e Blanchard para analisar as características dos argumentos produzidos pelos licenciandos durante o processo de formação e verificamos que estes, em sua maioria, não apresentam todos os elementos esperados em uma argumentação científica, de acordo com o referido Modelo. Para avaliarmos em que medida os licenciandos valorizam a argumentação como uma alternativa para melhorar o ensino e a aprendizagem de ciências nos pautamos na análise dos projetos de regência elaborados e de entrevistas semiestruturadas realizadas ao final do processo. As estratégias e objetivos adotados na elaboração dos projetos se mostraram alinhados com aqueles enfatizados nas oficinas de formação e os depoimentos prestados revelaram indícios de valorização da argumentação por parte dos licenciandos. Analisamos ainda as regências com a finalidade de investigar a forma como os licenciandos se apropriam do discurso argumentativo e realizam ações pró-argumentação, assim como a possível influência do processo de formação na adoção de tal postura. Nas regências dos licenciandos identificamos ações desencadeadoras de processos argumentativos, como posicionar-se na construção dos argumentos e justificar com evidências. Estas ações sugerem a influência e as contribuições das oficinas no planejamento e execução das regências, uma vez que nas oficinas os licenciandos participaram de atividades cujos objetivos residiam, principalmente, no oferecimento de estratégias de ensino promotoras da argumentação e na caracterização da argumentação e distinção entre os diferentes componentes que constituem um argumento. Os resultados indicaram a relevância do processo de formação e proporcionaram subsídios para a análise e reflexão sobre o potencial da argumentação na prática educativa em química.
  • DOI: 10.11606/T.75.2016.tde-08012016-113748
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Química de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2015-11-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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