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A autorregulação da aprendizagem como eixo estruturante de programas educacionais

Juliana de Lima e Silva Carmem Beatriz Neufeld; Fabiana Maris Versuti

2021

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (https://doi.org/10.11606/D.59.2021.tde-15122021-121138 )(Acessar)

  • Título:
    A autorregulação da aprendizagem como eixo estruturante de programas educacionais
  • Autor: Juliana de Lima e Silva
  • Carmem Beatriz Neufeld; Fabiana Maris Versuti
  • Assuntos: APRENDIZAGEM; AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS; EDUCAÇÃO; Autorregulação Da Aprendizagem; Avaliação De Programas; Program Evaluation; Self-Regulation; Teoria De Mudança; Theory Of Change
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A aprendizagem autorregulada é tema de investigações educacionais com resultados relevantes em processos essenciais para o êxito acadêmico do aluno, tais como formulação de metas, autosupervisão, uso de estratégias, autoavaliação e autorreações. Tomando como referência a Teoria Social Cognitiva, este trabalho verificou a capacidade do programa educacional Aprender a Estudar Textos em promover a autorregulação da aprendizagem. Método: o estudo 1 avaliou estudantes de 46 turmas de 4º ano do Ensino Fundamental, em um município no interior do Estado de São Paulo e analisou os índices de ARA segundo a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF). Em continuidade, o estudo 2 realizou uma pesquisa documental nos registros sistematizados referentes à implementação do programa no ano de 2019, para formar categorias referentes aos subprocessos da autorregulação da aprendizagem, visando estruturar uma Teoria de Mudança, que avaliou a capacidade do programa em promover a ARA e se efetivamente o programa consegue atingir os resultados programados. Como resultado final, o fluxograma explicitou o encadeamento dos eventos, relacionou os níveis de influência entre as categorias, evidenciando a relação entre elas. Ao final, com base nas investigações, foram contrastados os dados presentes nos pressupostos dos documentos norteadores do programa, com os registros sistematizados referentes à implementação do ano de 2019, para explicar como se dá o processo de promoção da autorregulação da aprendizagem
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Formato: 42 p anexos.
  • Idioma: Português

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