skip to main content

Eficiência da resina trocadora de íons e de extratores químicos para fósforo, comparados através da resposta biológica do painço (Panicum miliaceum)

Oliveira, Helena De Freitas

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 1986-09-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Eficiência da resina trocadora de íons e de extratores químicos para fósforo, comparados através da resposta biológica do painço (Panicum miliaceum)
  • Autor: Oliveira, Helena De Freitas
  • Orientador: Silveira, Ronaldo Ivan
  • Assuntos: Extratores Químicos; Fósforo; Nutrição Vegetal; Painço; Resina De Troca Iônica
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Foi conduzido um experimento em casa de vegetação utilizando painço (Panicum miliaceum) cultivado em Latossolo Ver melho Amarelo (LVA) fase arenosa, série Paredão Vermelho (Orthic Rodochrult} e em Latossolo Vermelho Escuro (LVE) orto, série Guamium (Orthic Haplacrox) de Piracicaba, São Paulo, para comparar a eficiência dos extratores de fósforo: resina trocadora de íons, ácido sulfúrico (H2SO4 0,05N) e solução de Mehlich (H2SO4 0,025 N + HCl 0,05N). Os tratamentos incluíram uma testemunha e três fontes de P: fosfato monoamônico (MAP), superfosfato triplo (ST) e fosfato natural "Alvorada" (FN), aplicados nas doses de 50, 100, 150 e 200 ppm de P. As avaliações de P através dos três extratores foram efetuadas após 15 dias da incubação dos latossolos com os fertilizantes e após a colheita do painço com um ciclo de 40 dias. Para cada fonte de fosfato foi observada uma alta correlação (r > ± 0,95) entre os teores de P extraído pelos três processos e os parâmetros, P absorvido (%) e P acumulado (mg/vaso), relativos a parte aérea do painço. Os extratores mostraram a seguinte ordem de extração média: Mehlich > resina > H2SO4 para o LVA; resina > Mehlich ⪞ H2SO4 para o LVE. Considerando as fontes fosfatadas em conjunto, comprovou-se a diferença de comportamento entre os extratores. As correlações P extraído x P absorvido e P extraído x P acumulado foram significativas para a resina, mas, não para os extratores químicos. Os coeficientes de determinação obtidos para a resina foram altos (r2 = 88%) no LVA e médios (r2 ≥ 72%) no LVE. A resina foi mais eficiente que os extratores químicos empregados porque correlacionou melhor com a resposta biológica do painço à adição de fosfatos, f oi mais versátil para os diferentes solos, mais estável e capaz de predizer a absorção de P pelas plantas, sendo muito útil para as recomendações de fertilizantes fosfatados.
  • DOI: 10.11606/D.11.1986.tde-20220207-214242
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Data de criação/publicação: 1986-09-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.