skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino de Graduação em Odontologia no LaSiT da FOB/USP

M. S. Coutinho A. P Furiatto; A. A. P Montilha; Natalino Lourenço Neto; Thais Marchini de Oliveira; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Luiz Casati Alvares" (32. 2019 Bauru)

Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2019

Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo 2019

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino de Graduação em Odontologia no LaSiT da FOB/USP
  • Autor: M. S. Coutinho
  • A. P Furiatto; A. A. P Montilha; Natalino Lourenço Neto; Thais Marchini de Oliveira; Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado; COB - Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Luiz Casati Alvares" (32. 2019 Bauru)
  • Assuntos: APRENDIZAGEM; ENSINO SUPERIOR; ODONTOLOGIA -- MÉTODOS; TREINAMENTO PROFISSIONAL
  • É parte de: Anais Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, 2019
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O Laboratório de Simulação e Treinamento (LaSiT) da FOB/USP propicia um ambiente de simulação de realidade aumentada e de treinamento para o ensino da Graduação em Odontologia, oferecendo recursos para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem interativos e/ou imersivos. Dentre esses objetos, encontram-se os serious games, concebidos para o treinamento de técnicas odontológicas, por meio da simulação de procedimentos, e que visam conceder mais autonomia de aprendizado ao graduando, e inserilo no centro do processo educativo. Para tanto, conta-se com a atuação multidisciplinar de pesquisadores das áreas de Odontologia, Design e Tecnologia da Informação, que contribuem dentro dos seus domínios de conhecimentos específicos para o planejamento, o desenvolvimento e a aplicação. O material desenvolvido conceitualmente sedimenta-se nas metodologias ativas de ensino, nas quais a problematização é adotada como estratégia de ensino-aprendizagem. O objetivo, portanto, é o de atingir e estimular o discente que, confrontado com uma situação-problema, é impelido a refletir, contextualizar suas experiências e ressignificar as descobertas. Nos últimos anos, foram desenvolvidas aplicações que induzem o aluno à tomada de decisões, inserindo-o como protagonista de simulações de situações clínicas a serem vivenciadas em seu cotidiano, como futuro profissional da Odontologia. Como exemplos, podem ser citados o treinamento de técnicas de escovação, modelos automatizados para escolha de um plano de tratamento ou materiais odontológicos e treinamentos em ambientes virtuais imersivos. Os treinamentos oferecidos por meio destas aplicações têm-se demonstrado efetivos em capacitar o estudante em um treinamento préclínico, tornando-o apto a colaborar na promoção do seu próprio desenvolvimento e aprendizado.
  • Editor: Bauru Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: p. 431.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.