skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O papel do núcleo pré-mamilar ventral na organização do comportamento agressivo maternal

Cibele Carla Guimarães de Souza Márcia Harumi Sukikara; Isadora Clivatti Furigo; Simone Cristina Motta; Joseph Lonstein; Newton Sabino Canteras; Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (34. 2010 Caxambu)

Resumos Caxambu : Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, SBNeC, 2010

Caxambu Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, SBNeC 2010

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    O papel do núcleo pré-mamilar ventral na organização do comportamento agressivo maternal
  • Autor: Cibele Carla Guimarães de Souza
  • Márcia Harumi Sukikara; Isadora Clivatti Furigo; Simone Cristina Motta; Joseph Lonstein; Newton Sabino Canteras; Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (34. 2010 Caxambu)
  • Assuntos: ANATOMIA
  • É parte de: Resumos Caxambu : Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, SBNeC, 2010
  • Descrição: Objetivos: A agressão maternal tem como função preservar a vida da prole. O desenvolvimento desse comportamento depende vastamente do reconhecimento do adversário como uma ameaça potencial e esse reconhecimento envolve a detecção de pistas feromonais. O núcleo pré-mamilar ventral (PMv) recebe essas informações e integra influências neurais de regiões prosencefálicas. Desta forma, postulamos que o PMv possa ser sensível as pistas feromonais do macho intruso e poderia servir como uma possível interface para os sistemas neurais envolvidos na agressão maternal. Métodos e Resultados: Ratas lactantes da linhagem Long Evans foram testadas no quinto ou sexto dia de lactação. Os animais foram divididos em dois grupos experimentais, um grupo controle intacto e um grupo com lesão neurotóxica por NMDA no PMv. As ratas foram submetidas à cirurgia estereotáxica entre o décimo quarto e décimo sétimo dias de prenhês. As fêmeas de ambos os grupos foram habituadas na sala do teste comportamental por um período de 60 minutos. Em seguida, um macho adulto da linhagem Wistar foi introduzido na caixa experimental por 5 minutos. Os comportamentos agressivos foram analisados posteriormente e observamos uma diminuição estatisticamente significante nas respostas agressivas de ratas com lesão no PMv em relação aos animais controle. Conclusão: Os resultados sugerem que a diminuição do comportamento de agressão maternal observado neste estudo ocorre devida a lesão do PMv em ratas lactantes. Indicando que este núcleo desempenha um papel na modulação deste comportamento
  • Editor: Caxambu Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, SBNeC
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: res. E.001.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.