skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

A função da fonoaudiologia na atuação multidisciplinar em cuidados paliativos XI meeting fonoaudiológico

Chrishinau Thays de Sales Silva Amanda Herrera Farha; Brenda Catalani; Daniela Cristina Monfredini; Débora Prevideli Soldera; Geovana Guedes Leoni; Giovanna Franco Juliano; Isabela da Silva Horita; Jéssica Silva Emídio; Letícia da Costa Santos; Michele Dias Hayssi Haduo; Raissa Pereira Carvalho; Susanna Gonçalves Ferruci; Yasmin Pietra Chefel Muniz; Wanderléia Quinhoneiro Blasca; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (15. 2017 Salvador); Encontro de Fonoaudiologia da Bahia (1. 2017 Salvador)

Anais São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2017

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2017

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    A função da fonoaudiologia na atuação multidisciplinar em cuidados paliativos XI meeting fonoaudiológico
  • Autor: Chrishinau Thays de Sales Silva
  • Amanda Herrera Farha; Brenda Catalani; Daniela Cristina Monfredini; Débora Prevideli Soldera; Geovana Guedes Leoni; Giovanna Franco Juliano; Isabela da Silva Horita; Jéssica Silva Emídio; Letícia da Costa Santos; Michele Dias Hayssi Haduo; Raissa Pereira Carvalho; Susanna Gonçalves Ferruci; Yasmin Pietra Chefel Muniz; Wanderléia Quinhoneiro Blasca; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (15. 2017 Salvador); Encontro de Fonoaudiologia da Bahia (1. 2017 Salvador)
  • Assuntos: FONOAUDIOLOGIA; MULTIDISCIPLINARIDADE; CUIDADOS PALIATIVOS; QUALIDADE DE VIDA
  • É parte de: Anais São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2017
  • Notas: Disponível em: <http://sbfa.org.br/portal/anais2017/pg.php?pg=anais>. Acesso em: 11 jan. 2018.
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: Cuidados Paliativos (CP) são intervenções destinadas aos pacientes em término de vida, amenizando sintomas desagradáveis provocados pela progressão de uma doença ou pelo tratamento proposto. Assim, os profissionais da saúde atuam em equipe visando a melhora na qualidade de vida dos pacientes e familiares, auxiliando no enfrentamento dos problemas relacionados às doenças, à dor, dificuldades físicas, emocionais e espirituais. As abordagens direcionadas aos CP exigem critérios pouco explanados durante a formação do fonoaudiólogo, estimulando a realização do presente estudo e a organização de um evento multidisciplinar sobre CP para disseminação de tais informações. Objetivos: Esclarecer as funções da Fonoaudiologia na atuação multidisciplinar em CP e disseminar tal informação por meio de evento científico. Método: Realizaram-se pesquisas nas bases de dados Web of Science e Pubmed com os seguintes descritores em português e inglês, CP, fonoaudiologia, deglutição, comunicação e equipe multidisciplinar. Foram incluídos artigos publicados entre 2013 e 2017, com CP como objetivo de estudo. Concomitante, realizou-se o levantamento de profissões atuantes em CP, e do resultado obtido, três foram selecionadas, definindo os profissionais a serem convidados para ministrar palestras no evento. Foi proposta a avaliação subjetiva voluntária do evento pelo público presente sem a necessidade de identificação, para obter a qualificação das palestras. Resultados: A atuação da Fonoaudiologia em CP relaciona-se diretamente com os aspectos ligados a deglutição, comunicação e cognição. Um contexto complexo de desenvolvimento de estratégias na área da comunicação, através da (re) adaptação da linguagem oral, como também, no estabelecimento de uma comunicação não-verbal,
    garantindo ao paciente ganhos em qualidade de vida e na relação com seus familiares e equipe. Com esse propósito, o evento foi organizado em maio de 2017 pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Fonoaudiologia da FOB/USP, denominado XI Meeting Fonoaudiológico – Cuidados Paliativos. Os palestrantes partícipes foram dois médicos, que trouxeram conceitos introdutórios ao tema e premissas que nortearam profissionais da área com um enfoque direcionado a medicina e religiosidade; em complementação, os aspectos fonoaudiólogos foram abarcados com a importância da comunicação, trazidos por duas profissionais e, finalizados pela análise psicológica, realizada por profissional com ampla experiência na área. Participaram 102 pessoas distribuídas nas duas noites de evento e, mais de 70% das avaliações classificaram o mesmo como “Ótimo”, 53% não tinham conhecimento prévio sobre o tema e 93% relataram que o evento ajudou a entender mais sobre o assunto. Conclusão: A Fonoaudiologia em CP utiliza métodos efetivos independente da faixa etária e mostra-se necessária na adaptação para uma alimentação segura e no desenvolvimento de estratégias para melhorar a comunicação do paciente. Referente ao evento, percebeu-se a importância de transmitir ao público a relação de cada profissão abordada em CP e sua relevância na atuação multidisciplinar exigida pela área.
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 9487.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.