skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Advanced Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Primo Advanced Search Query Term
Input search text:
Show Results with:
criteria input
Qualquer
Show Results with:
Qualquer
Primo Advanced Search prefilters
Tipo de material:
criteria input
Todos os itens
Produção Intelectual da USP
Busca Simples
This feature requires javascript
A escola rural sem luz em São Paulo
Oswaldo Tadami Arimura Fernando Selles Ribeiro 1946-
2001
Localização:
EPBC - Esc. Politécnica-Bib Central
(FD-2829 )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
A escola rural sem luz em São Paulo
Autor:
Oswaldo Tadami Arimura
Fernando Selles Ribeiro 1946-
Assuntos:
ENGENHARIA ELÉTRICA
;
ELETRIFICAÇÃO RURAL
;
DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
A realidade vivida pela gente pobre do meio rural tem sempre surpresas a revelar. Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa sobre eletrificação rural, a partir da perspectiva das populações marginalizadas pelos programas de eletrificação em curso no interior do Estado de São Paulo; ao olhar especificamente para as pessoas que vivem o cotidiano das escolas públicas rurais que ainda não são atendidas por luz elétrica, pretendo contribuir com a discussão do papel social da energia. Algumas escolas públicas estão realmente isoladas, a muitos quilômetros da rede. Porém, metade da amostra está perto da linha de distribuição, a menos de um quilômetro. Há escolas sem luz embaixo da rede. Constatou-se que os problemas que a falta de luz acarreta são: iluminação ruim, impossibilidade de usar audiovisuais e outros eletrodomésticos, baixa qualidade da merenda, desperdícios por falta de geladeira, dificuldades de moradia do professor, falta de comunicação e de água. Também ficou constatada a dificuldade de penetração dos programas de eletrificação rural. Metade das escolas sem luz estão também sem respostas dos responsáveis regionais por esses programas. A pesquisa de campo revelou um dado desconhecido por muitos, porém bastante conhecido da literatura pertinente. Os maus resultados alcançados por programas de disseminação de sistemas solares fotovoltaicos por políticas que não tomam cuidados efetivos com a sua própria sustentabilidade
Data de criação/publicação:
2001
Formato:
206 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Resultado
1
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript