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RELATIONSHIP BETWEEN ORGANIZATIONAL CULTURE AND BUSINESS INNOVATION IN MICRO AND SMALL ENTERPRISES

Cruz, Antonio Carlos de Oliveira ; Profeta, Rogério Augusto ; Hanai-Yoshida, Valquíria Miwa

International Journal of Innovation (São Paulo), 2022-09, Vol.10 (4), p.579-609 [Periódico revisado por pares]

Sao Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE), PPGA

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  • Título:
    RELATIONSHIP BETWEEN ORGANIZATIONAL CULTURE AND BUSINESS INNOVATION IN MICRO AND SMALL ENTERPRISES
  • Autor: Cruz, Antonio Carlos de Oliveira ; Profeta, Rogério Augusto ; Hanai-Yoshida, Valquíria Miwa
  • Assuntos: Competitive advantage ; Context ; Corporate culture ; Cultura organizacional ; Data collection ; innovación ; innovation ; Innovations ; inovação ; Literature reviews ; micro and small enterprises ; micro e pequenas empresas ; microempresas y pequeñas empresas ; Organizational aspects ; Organizational culture ; Questionnaires ; Radar ; Small business
  • É parte de: International Journal of Innovation (São Paulo), 2022-09, Vol.10 (4), p.579-609
  • Descrição: Objetivo do estudo: Analisar a relação entre a cultura organizacional predominante e a capacidade de inovação empresarial nas Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Metodologia: Trinta MPEs foram selecionadas para este estudo. O modelo cultural organizacional foi identificado por meio do questionário OCAI, e o radar de inovação modificado classificou o grau de inovação. O teste de D'Agostinho (p<0,01) e a correlação de Spearman foram utilizados para avaliar a normalidade e identificar a relação entre as variáveis, respectivamente. Originalidade/Relevância: O questionário OCAI e o radar de inovação são instrumentos de investigação que ainda não foram empregados juntos em estudos relacionados ao contexto de MPEs, segundo a revisão narrativa da literatura realizada. Resultados: Os modelos de cultura organizacional predominantes nas trinta empresas participantes deste trabalho foram identificados como tipos de clãs, hierárquicos e de mercado por meio do questionário OCAI. Os resultados obtidos indicam que a cultura organizacional predominante é complementada por características de outras culturas em maior ou menor grau. Além disso, a maioria das empresas apresentou um baixo grau de inovação. Encontramos uma relação forte e positiva entre as variáveis, ou seja, o grau de inovação aumenta com a melhoria da cultura organizacional predominando no contexto das trinta MPEs estudadas. Contribuições teóricas/metodológicas: A estrutura de coleta e tratamento de dados deste estudo pode ser replicada em outros municípios ou regiões. Contribuições sociais/para a gestão: Este estudo fornece uma estrutura para avaliação da relação entre a cultura organizacional e o grau de inovação nas MPEs.
  • Editor: Sao Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE), PPGA
  • Idioma: Inglês

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