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Da inspiração à formulação da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Os três momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter

Saviani, Dermeval

Interface (Botucatu, Brazil), 2017-09, Vol.21 (62), p.711-724 [Periódico revisado por pares]

Botucatu: Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Fundacao U N I

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Citações Citado por
  • Título:
    Da inspiração à formulação da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Os três momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter
  • Autor: Saviani, Dermeval
  • Assuntos: Educação ; Método ; Pedagogia histórico-crítica ; Russell, Bertrand Arthur William (1872-1970) ; Trabalho
  • É parte de: Interface (Botucatu, Brazil), 2017-09, Vol.21 (62), p.711-724
  • Descrição: Assim, no campo da educação, o problema pode se revelar em nossa prática cotidiana diante de questões que nos cabe resolver; em nosso contato com as teorias disponíveis que se contrapõem entre si, obrigando-nos a verificar a razão das discordâncias e o grau em que elas dão conta de explicar o objeto ao qual se referem; na insatisfação com as orientações emanadas das políticas e diretrizes oficiais; na exigência de compatibilizar nossa ação educativa com as opções que fazemos nos campos teórico-filosófico, ideológico-político, econômico-profissional, ético-moral, estético-cultural, etc.; e eu poderia prosseguir arrolando outras situações que se nos apresentam como problemáticas. Assim, por exemplo, se o problema enfrentado foi provocado pela insatisfação com as teorias disponíveis, é possível que se comece pela crítica a essas teorias, mas é certo que não iremos longe nessa crítica se não procurarmos nos aproximar do entendimento da natureza da educação, pois é aí que encontraremos os critérios para efetuar a crítica teórica. No capítulo V, após descrever com minúcia as características do processo de trabalho, Marx afirma: O processo de trabalho, que descrevemos em seus elementos simples e abstratos, é atividade dirigida com o fim de criar valores-de-uso, de apropriar os elementos naturais às necessidades humanas; é condição necessária do intercâmbio material entre o homem e a natureza; é condição natural eterna da vida humana, sem depender, portanto, de qualquer forma dessa vida, sendo antes comum a todas as suas formas sociais. Diferentemente, do ponto de vista da educação, ou seja, da perspectiva da pedagogia entendida como ciência da educação, esses elementos interessam enquanto é necessário que os homens os assimilem, tendo em vista a constituição de algo como uma segunda natureza.15 (p. 13) Eis aí como se posiciona a pedagogia histórico-crítica na pesquisa em educação no Brasil na atualidade, desenvolvendo projetos que, sempre tendo a educação como ponto de partida e ponto de chegada, envolvem: a) O aprofundamento de determinados aspectos teóricos nos campos da filosofia e das chamadas ciências da educação e, especificamente da pedagogia. b) A investigando de problemas no campo da política educacional. c) A investigando de aspectos relativos aos níveis e modalidades de ensino no âmbito da educação básica e da educação superior. d) A análise crítica das tentativas que vêm sendo encetadas de aplicação da pedagogia histórico-crítica nos vários campos de atuação educativa no contexto brasileiro atual.
  • Editor: Botucatu: Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Fundacao U N I
  • Idioma: Inglês;Português

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