skip to main content

Avaliação da aparência, odor, sabor e textura de feijão comum (Phaseolus vulgaris) irradiado.

J. M. Armelin Marta Helena Fillet Spoto; Valter Arthur; Sônia Maria de Stefano Piedade; Solange Guidolin Canniatti-Brazaca; Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (12. 2004 Piracicaba, SP)

Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2004

São Paulo USP 2004

Localização: ESALQ - Biblioteca Central    (CD E 757 12/2004 1430857 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Avaliação da aparência, odor, sabor e textura de feijão comum (Phaseolus vulgaris) irradiado.
  • Autor: J. M. Armelin
  • Marta Helena Fillet Spoto; Valter Arthur; Sônia Maria de Stefano Piedade; Solange Guidolin Canniatti-Brazaca; Simpósio Internacional de Iniciação Cientifica da Universidade de São Paulo (12. 2004 Piracicaba, SP)
  • Assuntos: FEIJÃO; IRRADIAÇÃO DE ALIMENTOS
  • É parte de: Agropecuária; resumos São Paulo : USP, 2004
  • Descrição: Avaliar sensorialmente a aparência, odor, sabor e textura de feijões cozidos (Phaseolus vulgaris variedade carioca Tybatã), irradiados com doses de 0, 1, 2, 6 e 10 kGy, empregando-se o método ADQ. Material e/ou métodos: Após colheita e secagem, 5 lotes de feijões foram submetidos a tratamentos de irradiação com doses de 0, 1, 2, 6 e 10 kGy cada um. Doze provadores previamente selecionados e treinados através da metodologia ADQ, desenvolveram em senso comum 5 atributos para aparência, 6 atributos para o odor, 7 atributos para sabor e 3 atributos para textura. Foi aplicado teste F da análise da variância para tratamentos, provadores e para a interação tratamentos x provadores, e posteriormente o teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade. Resultados: A irradiação não alterou significativamente na aparência os atributos de uniformidade da cor e viscosidade, e para o odor, não alterou o odor adocicado. Porém, para a aparência houve alteração significativa na cor, brilho e grãos quebrados, e para o odor, alteração na impressão global, feijão novo, queimado, metálico e requentado. No sabor houve diferença somente para o atributo frescor e para textura ocorreu alteração para todos os atributos avaliados. Conclusões:As doses de radiação empregadas nesse estudo alterou a maioria dos atributos de aparência, odor e sabor e todos de textura. Portanto o processo de irradiação, nas doses utilizadas alteraram as características sensoriais do feijão comum
  • Editor: São Paulo USP
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: CD-ROM.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.