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Conhecimento morfológico implícito e explícito na linguagem escrita

Paula, Fraulein Vidigal De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2007-05-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Conhecimento morfológico implícito e explícito na linguagem escrita
  • Autor: Paula, Fraulein Vidigal De
  • Orientador: Leme, Maria Isabel da Silva
  • Assuntos: Aquisição Da Linguagem; Metalinguística; Morfologia (Linguística); Language Acquisition; Metalinguistics; Morphology (Linguinguistics)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta tese foi orientada por três grupos de objetivos: (1) investigar o conhecimento implícito e explícito sobre a dimensão morfológica, derivacional e flexional, no português do Brasil, de estudantes do ensino fundamental e identificar em que momento da escolarização fica mais evidente a utilização de um ou de outro nível deste conhecimento; (2) identificar relações entre morfologia e outras dimensões da linguagem (fonológica, lexical e sintática), além de como essas relações são caracterizadas nos primeiros anos escolares, 1ª e 3ª séries, e durante os anos escolares mais avançados, 5ª e 7ª série e (3) investigar o conhecimento implícito e explícito sobre a dimensão morfológica no português do Brasil em suas relações com a aquisição da leitura (decodificação e compreensão) e da escrita (ortografia). Participaram 260 alunos, sendo 132 meninos e 128 meninas, da 1ª série (22), 3ª série (28), 5ª série (107) e da 7ª série (103), de um Colégio privado, na cidade de São Paulo, Brasil. Para contemplar os objetivos propostos, foram utilizadas 14 tarefas na coleta de dados, para avaliar: conhecimento implícito e explícito sobre morfologia derivacional, morfologia flexional, fonologia e sintaxe; conhecimento morfológico derivacional na extração de regra de formação de palavras e de produção de neologismo; desempenho em escrita de palavras sob ditado; desempenho em leitura de palavras (decodificação) e de sentença (compreensão); além de vocabulário. Em termos de resultados, observou-se que as crianças de 1ª série possuem conhecimento implícito, ou sensibilidade para a morfologia derivacional, mais especificamente para o conhecimento de sufixos. Nas demais séries observou-se conhecimento explícito mais elevado que no implícito, principalmente com relação a prefixo. Desde a 1ª série também se evidenciou conhecimento sobre o uso de prefixos e sufixos para a formação de palavras inventadas. Para os dois grupos de objetivo seguintes as correlações significativas esperadas entre o conhecimento morfológico e outras dimensões lingüísticas - fonológica, sintática e lexical se apresentam desde a 3ª série. A partir desta série também verificamos um número crescente de correlações entre conhecimento morfológico e desempenho em leitura e em escrita. Concluindo, avançamos um pouco sobre a caracterização do conhecimento morfológico, implícito e explícito, principalmente derivacional, dos aprendizes língua escrita, lançando novas questões a serem investigadas em estudos futuros.
  • DOI: 10.11606/T.47.2007.tde-18012010-084053
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2007-05-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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