O mutoscópio de Santos Dumont e a poética
do
found footage
ABCD PBi
O mutoscópio de Santos Dumont e a poética
do
found footage
Autor:
Carlos Adriano
Assuntos:
Arquivo
;
Cinema
;
Found Footage
;
Museu
Paulista
da
USP
;
Reapropriação
;
Santos Dumont
É parte de:
Anais
do
Museu
Paulista
, 2018-01, Vol.26
Descrição:
O artigo tem como base o estudo de um raro e extraordinário artefato cinematográfico de Santos Dumont, pertencente à coleção
do
Museu
Paulista
da
Universidade de São Paulo: um carretel de mutoscópio produzido em 1901. A partir de um inventário analítico sobre a descoberta, a identificação e a restauração
do
objeto, são abordados o gênero e os procedimentos
da
reapropriação cinematográfica de arquivo (found footage), apresentando um esboço de taxonomia com suas variantes básicas e mencionando o filme experimental de found footage Santoscópio = Dumontagem, realizado em 2010 como consequência
da
restauração
do
filme-mutoscópio de 1901. São apontadas algumas questões corolárias a partir de conceitos apropriados e trazidos ao contexto, como o
da
meta-história de Hollis Frampton, o
da
alegoria das ruínas de Walter Benjamin e o
da
imagem sobrevivente de Aby Warburg. O artigo pretende ainda propor a reapropriação de arquivo como método e poética.
Editor:
Universidade de São Paulo,
Museu
Paulista
Idioma:
Inglês