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Espaço aberto: entre o projeto e a experência escolar na Escola Parque e Escola Aberta Japonesa

Ruas, Dalton Bertini

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2018-05-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Espaço aberto: entre o projeto e a experência escolar na Escola Parque e Escola Aberta Japonesa
  • Autor: Ruas, Dalton Bertini
  • Orientador: Rocha, Angela Maria
  • Assuntos: Análise De Projetos; Arquitetura Escolar; Ensino Fundamental I; Escola Parque; Escola Aberta Japonesa; Representações; Modelos Escolares; School Architecture; Escola Parque; Representations; Primary Schools; Japanese Open Schools; Design; Analysis; School Systems
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O espaço educacional frequentado pelas crianças tem por gênese o projeto físico de suas instalações, as condições sociais que permitem e impulsionam a sua elaboração, o modo como a criança o vivencia e as simbolizações que emergem na conjunção destes fatores. A leitura do espaço é analisada nesta Tese sob os dois primeiros aspectos com o propósito de reavaliar o devido papel formativo das vivências espaciais das crianças. Para melhor compreender estas relações, foram elencados projetos voltados aos espaços ocupados pelas crianças à luz das aferições experimentadas e do ideário ao qual é submetida no espaço. A constante readaptação e transformação do espaço infantil conforme seu desenvolvimento cognitivo e corporal implica no conceito de espaço aqui desenvolvido como aberto, que é o modo como as transições para novas situações mediam expansão e acolhimento. Para isso, toma-se como objeto de pesquisa os espaços que remontam às experiências das Escolas Classe Escola Parque propostas pelo educador Anísio Teixeira e da Escola Aberta japonesa originada na experiência britânica das escolas informais do pós-guerra. Ambos os modelos alcançaram escala de experiências na rede pública de ensino fundamental I, em Brasília, e nas novas áreas de desenvolvimento urbano na região metropolitana de Tóquio, respectivamente. A transformação dos espaços escolares ocorreu tanto na escala interna da escola como em sua constituição urbana, e de modo a abarcar este processo, os projetos foram avaliados em três distintos momentos. Primeiro, como uma apreensão dos fatos que levaram à constituição do modelo, no qual o papel do planejamento e da projeção espacial dos arquitetos é ressaltada. Na sequência, apresenta-se o ideário que propiciou o surgimento destes agrupamentos escolares voltados às crianças. Por fim, confronta-se a teoria do espaço projetado pela voz das próprias crianças entre 9 e 10 anos, por meio de oficinas participativas que elucidam a experiência no espaço escolar. Ao longo da Tese são demonstradas diversas representações do espaço escolar como instrumento de pesquisa na elucidação de questões do projeto arquitetônico escolar.
  • DOI: 10.11606/T.16.2018.tde-11102018-175436
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2018-05-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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