skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

A abordagem CLIL e a Pedagogia do Pós-método uma revisão sistemática sobre trabalho, conhecimentos e formação docente

Daniela Augusta Ferraz Livia de Araujo Donnini Rodrigues

2023

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    A abordagem CLIL e a Pedagogia do Pós-método uma revisão sistemática sobre trabalho, conhecimentos e formação docente
  • Autor: Daniela Augusta Ferraz
  • Livia de Araujo Donnini Rodrigues
  • Assuntos: ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; SABERES DO DOCENTE; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; DESEMPENHO DO PROFESSOR; Agência Docente; Autonomia Docente; Clil; Conhecimentos Docentes; Formação Docente; Pós-Método; Post-Method; Teacher Agency; Teacher Autonomy; Teachers Knowledge; Teachers Professional Development; Teachers Work; Trabalho Docente
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente pesquisa constitui uma Revisão Sistemática da Literatura realizada com o intuito de verificar se as publicações acadêmicas nacionais e internacionais dos últimos dez anos de alguma forma corroboram com a percepção da pesquisadora de que há tensões teóricas entre a abordagem CLIL e o movimento Pós-método, principalmente em relação ao trabalho, conhecimentos e formação de professores de línguas. O intuito do trabalho é revelar o Estado da Arte das produções nacionais e internacionais publicadas na última década sobre os temas selecionados e analisar a autonomia e agência docente no processo de ensino de línguas, a partir de uma abordagem muito em voga em diversos contextos para o ensino de línguas e conteúdo, e um movimento que propõe, não a utilização de métodos ou abordagens num movimento de cima para baixo mas um processo de formação e desenvolvimento da autonomia e conhecimentos docentes, para que as escolhas referentes ao ensino de línguas sejam feitas a partir de uma teoria da prática sensível ao contexto (KUMARAVADIVELU, 2006). A Revisão Sistemática de artigos e trabalhos acadêmicos realizada em bases nacionais (Portal de Periódicos e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES) e internacionais (ERIC e Taylor and Francis Online) no ano de 2020 resultou em diversos trabalhos e as produções foram organizadas a partir das combinações de busca e temáticas encontradas. A seleção dos trabalhos para análise foi baseada no interesse da pesquisadora sobre os temas
    da autonomia e agência docente. As produções na análise foram organizadas de acordo com os temas e países de origem e revelaram vantagens e contrapontos em relação ao uso da abordagem CLIL e dos pressupostos do movimento Pós-método nos contextos analisados
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: 83 p anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.