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Educação em direitos humanos: abordagem histórica, a produção e experiência brasileira

Vivaldo, Fernando Vicente

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2009-03-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Educação em direitos humanos: abordagem histórica, a produção e experiência brasileira
  • Autor: Vivaldo, Fernando Vicente
  • Orientador: Soares, Maria Victoria de Mesquita Benevides
  • Assuntos: Direitos Humanos; Educação; Educação Em Direitos Humanos; Education; Human Rights; Human Rights Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Acervo
  • Descrição: A Educação em Direitos Humanos é entendida, hoje, como um conjunto de processos de educação formal e não formal, orientados para a construção de uma cultura de respeito à dignidade humana, através da promoção e da vivência dos valores democráticos e republicanos, da liberdade, da justiça, da igualdade, da solidariedade, da cooperação, da tolerância e da paz. O objetivo principal desta pesquisa consiste em aprofundar o conhecimento sobre essa nova área de reflexão e de vivência no campo educacional que tem sido objeto de intervenções institucionais e do crescente interesse de dirigentes políticos, educadores, pesquisadores, militantes, entidades religiosas e organizações da sociedade civil ONGs. A partir da premissa sobre o vínculo inarredável entre democracia, Direitos Humanos e educação, trata-se de, com base no trabalho de levantamento e sistematização do que tem sido pensado e feito nesta área, provocar o debate e suscitar questões para a consolidação e o constante aperfeiçoamento do reconhecimento institucional e social de tais projetos, visando, igualmente, a melhoria das relações educacionais e sociais, na escola e fora dela. A dissertação apresenta uma abordagem histórica da educação em Direitos Humanos em nosso país, seus marcos normativos inclusive através dos planos governamentais - e experiências mais significativas. Apresenta também um balanço da produção brasileira sobre o tema, suas especificidades e regularidades.
  • DOI: 10.11606/D.48.2009.tde-23092009-134856
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2009-03-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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