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Turismo Cultural no Recôncavo Baiano: panorama das organizações de Cachoeira, Bahia, Brasil

de Queiroz, Lúcia Maria Aquino ; Faria, Diomira Maria Cicci Pinto

Turismo em análise, 2019-05, Vol.30 (2), p.327-346 [Periódico revisado por pares]

São Paulo: Universidade de São Paulo, Depto de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA

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  • Título:
    Turismo Cultural no Recôncavo Baiano: panorama das organizações de Cachoeira, Bahia, Brasil
  • Autor: de Queiroz, Lúcia Maria Aquino ; Faria, Diomira Maria Cicci Pinto
  • Assuntos: Cultural tourism ; Network analysis ; Organizations ; Partnerships ; Social networks ; Social organization ; Tourism ; Urban areas
  • É parte de: Turismo em análise, 2019-05, Vol.30 (2), p.327-346
  • Descrição: Este artigo objetiva analisar as organizações do turismo cultural da cidade de Cachoeira, localizada no Recôncavo Baiano. Compreendendo a complexidade que envolve o desenvolvimento do turismo e acreditando que os territórios, seus atores sociais e organizações devem ser capazes de conceber e promover formas de turismo que melhor atendam suas necessidades e objetivos de desenvolvimento, busca aprofundar o conhecimento sobre um recurso fundamental ao exito do turismo cultural em um dado destino: as organizações locais direcionadas a atividade. Em termos metodológicos investiga o perfil, desafios, avaliaçöes e parcerias travadas pelas organizações de Cachoeira, utilizando-se da técnica da "Bola de Neve" (snowball], em que, sucessivamente, um ator indica outro participante. Em seguida, através da Análise de Redes Sociais, realiza mapeamento da dinámica dessas relações em um determinado período de tempo. Observa, através dos levantamentos realizados, que no Brasil, mesmo em cidades patrimônio nacional, o turismo cultural nao é percebido e tratado como prioridade pelos gestores locais e que, de forma geral, as gestoes públicas ainda necessitam apoiar mais intensamente esta atividade. Compreende que, através do incremento das ações em parceria, organizações e atores sociais podem se fortalecer e alcançãr maior protagonismo nas decisoes que permeiam a atividade, sendo este um possível caminho para que o turismo possa expandir-se trazendo uma maior contribuição ao desenvolvimento de espaçõs urbanos no Brasil.
  • Editor: São Paulo: Universidade de São Paulo, Depto de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA
  • Idioma: Português

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