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SSPOT-VR: Uma Estação Espacial em Realidade Virtual para Treinamento em Programação
Avellar, Gustavo Martins Nunes
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação 2021-07-26
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Título:
SSPOT-VR: Uma Estação Espacial em Realidade Virtual para Treinamento em Programação
Autor:
Avellar, Gustavo Martins Nunes
Orientador:
Barbosa, Ellen Francine
Assuntos:
Aprendizagem Móvel
;
Storytelling
;
Realidade Virtual
;
Programação Baseada Em Blocos
;
Ensino E Aprendizagem De Programação
;
Mobile Learning
;
Block-Based Programming
;
Teaching And Learning Of Programming
;
Virtual Reality
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Tecnologia e Computação têm se tornado ubíquas, sendo necessárias para buscar conhecimento, pesquisar e trocar informações, se comunicar com pessoas e máquinas, trabalhar e muito mais. O avanço e a disseminação de computadores e dispositivos móveis também estão afetando o mundo: econômico, científico, tecnológico, social e cultural, fazendo com que seja essencial dominar fundamentos de tecnologia e Computação, incluindo programação, para resolver problemas de qualquer área, melhor entender o mundo e atuar criticamente no século XXI. Com a programação se tornando fundamental em diversas áreas e sendo uma competência desejável em diferentes setores da sociedade, diferentes abordagens de ensino e aprendizagem têm sido desenvolvidas para que os estudantes e os instrutores prevaleçam sobre esta complexa tarefa. Tradicionalmente, listas de exercícios e ambientes de programação baseada em texto são utilizados. No entanto, estes métodos podem ser tediosos e desmotivadores, da mesma forma que fornecem baixo nível de estimulação visual, podendo ser até inadequados, considerando a idade dos estudantes. Uma alternativa são as linguagens visuais de programação, como a programação baseada em blocos (BBP), que oferece alto estímulo visual e facilidade de uso. Melhorar os recursos de ensino e aprendizagem disponíveis é importante para empoderar instrutores e alunos, visto que atualmente é possível aprender utilizando dispositivos móveis (m-learning) e experienciar mundos imersivos através da Realidade Virtual (RV). Os atuais apps de RV, focados no ensino e aprendizagem de programação, não adotam dispositivos móveis, além de raramente aproveitarem os benefícios da imersão. Apesar da quantidade de pesquisas relacionadas a m-learning, RV e BBP, há lacunas para pesquisas que reúnem estes tópicos na mesma aplicação. Neste trabalho de Mestrado, é proposto SSPOT-VR (estação espacial em Realidade Virtual para treinamento em programação), uma aplicação móvel de RV imersiva e programação baseada em blocos, criada para apoiar o ensino e aprendizagem de programação para estudantes Brasileiros da educação básica. O aplicativo integra métodos para o ensino e aprendizagem de programação, baseados em diretrizes educacionais, com a experiência estar em um mundo criado digitalmente. O SSPOT-VR foi criado para ser experienciado utilizando um visualizador de RV de baixo custo (óculos de RV), mas também pode ser experienciado diretamente na tela de dispositivos móveis. Adicionalmente, a aplicação utiliza storytelling e BBP para se conectar com os estudantes, para que os estudantes adentrem a atmosfera da aplicação e também para simplificar a interação com o mundo virtual. Foram conduzidos estudos empíricos com o SSPOT-VR para avaliar sua aceitação de uso e usabilidade. Os resultados providenciam evidências que os usuários adotariam o SSPOT-VR para utilização em um ambiente real de ensino-aprendizagem, bem como demonstram os níveis adequados de usabilidade da aplicação.
DOI:
10.11606/D.55.2021.tde-15122021-172922
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
Data de criação/publicação:
2021-07-26
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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Teses e Dissertações USP
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