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Aspectos da fluência da fala em crianças com distúrbio específico de linguagem

Fabiola Starobole Juste Claudia Regina Furquim de Andrade; Debora Maria Befi-Lopes; Karina de Araújo; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (16. 2008 Campos do Jordão, SP)

Anais São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2008

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2008

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Aspectos da fluência da fala em crianças com distúrbio específico de linguagem
  • Autor: Fabiola Starobole Juste
  • Claudia Regina Furquim de Andrade; Debora Maria Befi-Lopes; Karina de Araújo; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (16. 2008 Campos do Jordão, SP)
  • Assuntos: FLUÊNCIA; LINGUAGEM (DEFICIÊNCIA); COMUNICAÇÃO; CRIANÇAS; RESUMOS (EVENTOS)
  • É parte de: Anais São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2008
  • Notas: Publicado como Suplemento Especial da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia;Disponível em: http://www.sbfa.org.br/portal/anais2008/
  • Notas Locais: A Bibliotecada FM: possui o material impresso
  • Descrição: O distúrbio específico de linguagem (DEL) é uma alteração do desenvolvimental que é diagnosticada quando o desenvolvimento da linguagem da criança é desproporcionalmente pobre se comparado às demais habilidades cognitivas da própria criança; sem causa aparente, ou seja, o déficit lingüístico não decorre de uma patologia major. O objetivo do estudo foi avaliar aspectos específicos da fluência – tipologia de rupturas e velocidade de fala (em palavras e sílabas por minuto) em crianças com DEL. Participaram do estudo 50 crianças; de ambos os gêneros; na faixa etária de 3 a 7 anos; com QI não verbal dentro da normalidade; limiares auditivos dentro da normalidade; limiares da fluência da fala dentro da normalidade. As crianças foram divididas em dois grupos: GI (DEL) com 25 crianças (idade: de 3 a 7 anos; gênero: 7 meninas e 18 meninos) e GII (CONTROLE) com 25 crianças pareadas em idade e gênero ao GI. Os resultados do estudo indicam que a avaliação da fluência da fala pode auxiliar na precisão diagnóstica do DEL. Na análise inter-grupos as crianças com DEL aos 3 e 4 anos apresentam velocidade de fala reduzida, quer para palavras quanto para sílabas por minuto. Essa diferença não se perpetua a partir dos 5 anos. Os dados do estudo também fornecem suporte que justifica a avaliação da velocidade de fala em crianças com suspeita de DEL nas faixas etárias de 3 e 4 anos.
    A partir da análise intra-grupos os dados do estudo fornecem suporte que justifica a avaliação da tipologia das rupturas de fala em crianças com DEL a partir dos 4 anos. Nas crianças com desenvolvimento típico foi observado que a partir dessa idade é utilizado o recurso lingüístico da hesitação, como elemento automático para ampliação do tempo necessário para o processamento de fala. A hesitação permite que em frações de milésimos de segundos o plano motor receba os dados armazenados na memória operacional fonológica e os transforme em movimento articulatório. Embora o estudo tenha contribuído com informações relevantes é necessário que haja expansão da amostra para comprovação dos dados obtidos. Seria também interessante que o método utilizado fosse replicado para outra língua, sendo então possível investigar a influência das variáveis de língua sobre a fluência da fala em DEL. Dois aspectos do estudo necessitam um cuidadoso acompanhamento: as faixas etárias de 3 e 4 anos diagnosticadas e a diferença de gênero da amostra
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: p. 491.
  • Idioma: Português

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