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Perspectiva, convergência e interdisciplinaridade

Pedro Della Paschoa Junior Elide Monzeglio

1993

Localização: FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo    (701 D38p ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Perspectiva, convergência e interdisciplinaridade
  • Autor: Pedro Della Paschoa Junior
  • Elide Monzeglio
  • Assuntos: PERSPECTIVA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: No renascimento, surge a perspectiva, metodo e medida de uma nova relacao. No ponto de vista, a um sujeito com sua vontade de poder, convergiam as linhas que o uniam a realidade objetivada e objetificada. Do outro lado do espelho (especulo), fragmenta-se o (terceiro) mundo sujeitado. Panofsky considera a perspectiva forma simbolica. No cenacolo, esta organiza os outros simbolos presentes na obra, como uma mandala, religiosa e politica, duplamente. Questiona-se a ideia da hegemonia catolica, a partir de dante templario e da formulacao da perspectiva renascentista com brunelleschi. A reforma e a contra-reforma atuam contra esse imaginario renascimental. Surge o barroco brasil. Compara-se o funcionamento da escolastica na idade media com o da algebra, na presente idade media. A perspectiva e predominante espacial e as regras de continuidade cinematografica uma ordem no tempo. Na cidade ideal do renascimento, temos a lei una (em seus aspectos juridicos e cientificos) e o estado como obra de arte. Arte e ciencia, de brunelleschi a leonardo nao sao dicotomicas. Dai a importancia estrategica do metodo simbolico, trilhando as rotas das nao-ciencias de modo cientifico. Perspectiva e compartilhar uma visao, acao e reflexao, sobre a realidade, rumo ao banquete universal para o corpo e espirito: cenacolo. Renascer, pois, e preciso
  • Data de criação/publicação: 1993
  • Formato: 115p.
  • Idioma: Português

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