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Teste de desempenho contínuo e TDAH

Mariza Ribeiro Feniman Jornada Fonoaudiológica "Profª. Dr.ª Deborah Viviane Ferrari" (14. 2007 Bauru)

Anais Bauru : FOB-USP, 2007

Bauru FOB-USP 2007

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  • Título:
    Teste de desempenho contínuo e TDAH
  • Autor: Mariza Ribeiro Feniman
  • Jornada Fonoaudiológica "Profª. Dr.ª Deborah Viviane Ferrari" (14. 2007 Bauru)
  • Assuntos: ATENÇÃO; FONOAUDIOLOGIA; TRANSTORNOS DA AUDIÇÃO
  • É parte de: Anais Bauru : FOB-USP, 2007
  • Notas: Em CD-ROM;MPC 224
  • Descrição: A literatura tem mostrado que um problema de atenção pode ser a manifestação de uma série de desordens, incluindo transtorno do processamento auditivo (TPA) e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O TDAH e o TPA têm sido vistos como entidades distintas, apesar da similaridade de manifestações comportamentais encontradas em ambos os transtornos. O processo de atenção certamente estará presente e atuando conjuntamente no desenvolvimento da capacidade de lidar com os sons recebidos via audição (Pereira 2004). Assim, testes comportamentais que avaliam o processamento auditivo, medidas utilizando tarefas de desempenho contínuo (McGee et al. 2000), bem como estudos eletrofisiológicos (Aquino et al. 2000, Schochat et al. 2002), e de neuroimagens (Szobot et al. 2001, Radanovic et al. 2003) vêm dando sua contribuição na investigação desta importante habilidade. No que se refere às tarefas de desempenho contínuo, foi realizado um estudo visando verificar a atenção auditiva sustentada no teste ACPT-Auditory Continuous Performance Test , as queixas de escuta, por meio do questionário Children's Auditory Processing Performance Scale (CHAPPS) e a relação entre o ACPT e o CHAPPS. Dezoito crianças de idade média de 8,3 anos, de ambos os gêneros, com diagnóstico primário de TDAH, sendo 13 fazendo uso de medicação participaram deste estudo. Resultados mostraram um valor médio de 18,3(DP=11,1) no ACPT e de -0,44(DP=0,25) no CHAPPS. Nenhuma relação foi encontrada
    entre os dois instrumentos utilizados. Este estudo indicou e que os resultados puderam ser afetados pela presença da maioria das crianças amostradas encontrarem-se sob medicação, além de que a falta de correlação não pôde predizer o desempenho auditivo da população estudada
  • Editor: Bauru FOB-USP
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: p. 16.
  • Idioma: Português

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