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Levantamento das habilidades comunicativas verbais apresentadas por crianças disfluentes

Gessyka Gomes Marcandal Simone Aparecida Lopes-Herrera; Jornada Fonoaudiológica "Profª. Dr.ª Deborah Viviane Ferrari" (14. 2007 Bauru)

Anais Bauru : FOB-USP, 2007

Bauru FOB-USP 2007

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  • Título:
    Levantamento das habilidades comunicativas verbais apresentadas por crianças disfluentes
  • Autor: Gessyka Gomes Marcandal
  • Simone Aparecida Lopes-Herrera; Jornada Fonoaudiológica "Profª. Dr.ª Deborah Viviane Ferrari" (14. 2007 Bauru)
  • Assuntos: COMUNICAÇÃO; HABILIDADES NA COMUNICAÇÃO; TRANSTORNOS DA LINGUAGEM INFANTIL; GAGUEIRA
  • É parte de: Anais Bauru : FOB-USP, 2007
  • Notas: Em CD-ROM;MPC 224
  • Descrição: A linguagem é um código, um sistema convencionado e arbitrário de signos utilizados para comunicar e expressar idéias. As funções da linguagem envolvem a interação e regulação entre falantes e ouvintes. Os tipos de mensagens que um indivíduo se utiliza para se fazer entender são as chamadas habilidades lingüísticas ou habilidades comunicativas e estas habilidades, por sua vez, podem ser verbais e não-verbais. O objetivo deste trabalho foi levantar o perfil destas habilidades comunicativas verbais apresentadas por crianças disfluentes. Todos os procedimentos desta pesquisa foram submetidos e aprovados pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP). Foram participantes deste estudo 30 crianças disfluentes, (das quais 26 eram do gênero masculino e 4 do gênero feminino), sendo a média de idade de 7 anos. Todos os participantes tinham diagnóstico de disfluência de grau leve, moderado ou severo. Foi aplicado um questionário nos pais sobre as habilidades de comunicação de seus filhos e uma sessão de interação criança e pesquisadora foi realizada. Em seguida, todas as sessões de aplicação de questionários e de interação foram transcritas e analisadas segundo um protocolo previamente elaborado. Foi utilizado um protocolo de marcação dos dados baseado nas habilidades comunicativas verbais (HCV) descritas por Lopes (2000) para a verificação destas habilidades na referida população. Foi feita análise quantitativa e qualitativa dos
    dados, com uso do teste estatístico Cochran para uma análise comparativa. Após o preenchimento do protocolo, foi feita uma análise geral do perfil de HCV dos participantes a partir da perspectiva dos pais ou responsáveis e da pesquisadora. Em seguida à análise geral, foi feita uma análise comparativa entre as diferentes formas de coleta de dados: comparação entre a visão dos pais e a da pesquisadora. (continua) ) Os dados encontrados demonstraram que crianças disfluentes, utilizam com maior freqüência habilidades dialógicas e de regulação. Pais de crianças disfluentes apresentam uma boa percepção das características comunicativas de seus filhos, porém as falhas nestas percepções se concentram justamente nas habilidades comunicativas que este grupo mais utilizou-as habilidades dialógicas. Este dado, a longo prazo, pode levar a distorções na percepção da eficácia comunicativa como um todo
  • Editor: Bauru FOB-USP
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: p. 88.
  • Idioma: Português

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